Hoje é Dia do Cartão SUS

Hoje é Dia do Cartão SUS

Manifestando preocupação com os cerca de 40 mil habitantes de Passo Fundo que ainda não fizeram seu cadastro no Sistema Único de Saúde, a administração municipal, através da secretaria Municipal de Saúde (SMS) convoca a população para um grande mutirão no sábado, 12.

Explica o secretário de Saúde, Alberi Grando (PDT) que haverá 36 postos espalhados na cidade, supermercados, Cais, hospitais e inclusive na Praça Marechal Floriano.

Os postos estarão em funcionamento das 9h às 21h ininterruptamente. No ato do cadastramento, que é de graça o cidadão deve apresentar a Cédula de Identidade, CPF e comprovante de endereço (conta de água, luz telefone).

A SMS, chama a atenção para que todos tenham seu cartão SUS, independentemente de outros convênios. Este cartão permite acesso a todo tipo de serviços disponibilizados pelo SUS, como transplante de órgãos, hemodiálise, além de procedimentos de alta complexidade.

O cadastramento torna-se importante, conforme Alberi Grando, porque é em cima destes dados que será feito o repasse de verbas pelo SUS para os municípios. Ele compara. “Se os 180 mil habitantes de Passo Fundo se cadastrarem, o município receberá verbas do SUS, sobre este montante”.

O Secretário volta a ressaltar, o cadastramento é importante tanto para o cidadão como para o município. “O cidadão porque terá seu atendimento agilizado, e o município porque receberá a verba correspondente. Há longo prazo, o usuário que não possuir o cartão não terá acesso aos serviços oferecidos pelo SUS”. Advertindo ainda que qualquer pessoa independente do poder aquisitivo ou classe social a que pertença, pode um dia precisar dos serviços do SUS.

O coordenador do Conselho Municipal de Saúde João Luis Soares previne: aquele usuário que não dispuser do cartão SUS, terá dificuldade de acesso ao sistema. O cartão é pessoal e intransferível, e cada membro da família deve ter o seu.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 11 de março de 2005.