Vigilância em Saúde detecta larvas do mosquito da dengue em Passo Fundo

Vigilância em Saúde detecta larvas do mosquito da dengue em Passo Fundo

O prefeito Airton Dipp recebeu nesta terça-feira a comunicação oficial de que foram detectadas 4 larvas do mosquito transmissor da dengue na região central da cidade. A informação foi levada ao gabinete do prefeito pelo Coordenador da Vigilância em Saúde do município, Edson Mocinho. A comprovação de que as larvas encontradas pela equipe da vigilância  são do Aedes Aegypti, foi remetida a SMS no começo da noite da última segunda-feira, pelo laboratório que analisou as amostras. As ações de combate ao foco já começaram. “ Nossas equipes já estão atuando no combate ao mosquito da dengue na região afetada. Pedimos especial atenção da comunidade local que colabore com o trabalho dos agentes”, afirmou o prefeito. Ele garantiu ainda que determinou atenção especial das equipes das secretarias municipais.

O foco do mosquito da dengue foi detectado nas dependências de uma empresa de transporte interestadual, numa armadilha colocada pela SMS, nas proximidades da rodoviária de Passo Fundo. A ação de combate ao foco será desenvolvida num raio de 300m do local onde as larvas foram recolhidas, atingindo 824 imóveis. Os agentes da SMS já começaram a visitar os imóveis e estão orientando os moradores sobre ações preventivas e eliminando possíveis focos de proliferação do mosquito. Em depósitos não removíveis, como piscinas e caixas d"água, será aplicado um larvicida. A ação de combate ao foco do mosquito da dengue terá participação da secretaria de Meio Ambiente e de outras secretarias municipais. “As larvas foram encontradas pela equipe que visitou o local e graças a sistemática de visitação semanal, é que já pudemos começar o trabalho de combate e prevenção”, garantiu Mocinho.

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, o momento é de prevenção. “Este foco serve de alerta para que toda a comunidade não deixe de se mobilizar no combate aos possíveis criatórios de mosquito, mantendo seus pátios limpos, eliminando água de pneus, pratos de plantas, garrafas e qualquer outro objeto de possa acumular água da chuva e servir como berçário para os insetos, completou Mocinho.   

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 10 de março de 2009.