Prefeitura amplia atendimento a crianças e adolescentes usuários de drogas

Prefeitura amplia atendimento a crianças e adolescentes usuários de drogas

O prefeito de Passo fundo, Luciano Azevedo, determinou que o atendimento especializado de desintoxicação e recuperação de jovens usuários de drogas receba atenção especial e seja encarado com prioridade em Passo Fundo. Uma ação do Ministério Público, que cobra há aproximadamente 10 anos a implementação do tratamento na cidade, nunca foi cumprida. Esse processo exigiu do município a adoção de medidas determinadas pela sentença do juiz da Infância e Juventude, Dalmir Franklin Oliveira Júnior, atendendo a solicitação do Ministério Público.

Ao tomar conhecimento do pedido de execução da sentença, a atual administração, imediatamente, elaborou um projeto e um plano de ação de caráter permanente que será colocado em prática nos próximos dias. “Sabemos que a demanda é grande e, por isso, a rede de atendimento será aperfeiçoada ao longo do ano. Também, na segunda fase, queremos ampliar o diálogo com os Conselhos Municipais envolvidos com a causa. São os conselhos de Saúde, Assistência Social, Drogas e Direitos das Crianças e Adolescentes”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho.

Em um encontro no Juizado da Infância e Juventude, nesta semana, foi formalizado o Projeto Institucional Serviço de Atendimento Integral à Crianças e Adolescentes Usuários de Substâncias Psicoativas, que será desenvolvido pelas secretarias de Cidadania e Assistência Social e Saúde.
De acordo com Luiz Artur, a nova rede pretende oferecer atendimento integral a cerca de 400 pacientes. “Queremos minimizar as demandas judiciais por aumento na oferta. Não temos como saber ao certo qual a real demanda. O cálculo é feito a partir de uma porcentagem da população com até 18 anos”, explica.

A rede de atendimento inclui o nível ambulatorial, hospitalar, com o acompanhamento pré e pós internação, buscando o completo tratamento para a recuperação e inserção social. As famílias dos usuários também receberão atendimento, assim como as casas de acolhimento do município serão preparadas para receber os jovens que não puderem retornar para suas famílias. Conforme a secretária de Cidadania e Assistência Social, Nelí Formighieri, os familiares e os jovens dependentes químicos serão encaminhados para os Programas Apoiar e Comprometer e Aprendiz Cidadão, onde terão capacitação profissional e poderão realizar estágios.

O atendimento será realizado no Hospital Municipal, no CAPS-AD - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social , nos quatro CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e nos cinco Cais -Centros de Atendimentos Integrados à Saúde.
O secretário de Saúde explica, ainda, que está sendo elaborado um projeto para a implantação de um CAPS Infantil no município e convênios com comunidades terapêuticas preparadas para atender crianças e adolescentes dependentes químicos.

Para receber atendimento as famílias devem procurar o CAPS-AD que fica na rua Capitão Eleutério, nº 309. O horário de atendimento é das 8h às 17h . Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3314 7721.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 10 de março de 2013.