Para os pacientes, desta forma ficou mais fácil identificar seus medicamentos e os horários para serem tomados

Com a maioria dos atendimentos voltados para um público de pessoas idosas ou de pessoas que não sabem ler ou escrever, o farmacêutico, Mateus de Mello, que atua no posto de Estratégia de Saúde da Família – ESF Záchia, criou um sistema de orientação para os horários de uso de medicamentos através de desenhos. “Uma maneira prática de fazer a instrução do uso foi através destes envelopes, baseados em desenhos e divididos por partes do dia”, esclarece o farmacêutico. Mais de 60 prescrições são atendidas pela farmácia do ESF todos os dias.
Cada envelope possui uma figura que indica a finalidade do produto. Conforme explica Mello, quando o medicamento é dedicado para a pressão alta, por exemplo, há um desenho de um braço medindo a pressão, quando é destinado a problemas cardíacos, há o desenho de um coração. Para orientar quanto aos horários, os desenhos também orientam os pacientes. Se deve ser ministrado no horário da manhã, há o desenho de um bule e uma xícara, indicando o café, se é na janta, há um prato com uma lua ao fundo ou ao deitar, é apresentado o desenho de uma cama, entre várias outras opções para orientar os usuários. “Os pacientes afirmam que, desta forma, ficou mais fácil identificar seus medicamentos e os horários para serem tomados. Muitos remédios têm embalagens parecidas, que podem gerar confusão, atrapalhando os pacientes que podem tomá-los de forma errada”, comenta.
Com o retorno positivo, algumas pessoas que pegam medicamentos em outras unidades acabam levando o produto até o farmacêutico para que ele possa organizá-los. Todos os envelopes são confeccionados no local para prestar esta ajuda à população.
O ESF Záchia é, atualmente, uma referência na cidade em atenção primária à saúde, especialmente pelas condições de trabalho que oferece e equipe especializada.