Entidades se reúnem para debater Gripe A e Dengue

Nesta quinta-feira, às 14h na Câmara de Vereadores, lideranças e entidades de Passo Fundo vão participar de uma reunião que debaterá o controle da dengue e a gripe A.



    
    Nesta quinta-feira, às 14h na Câmara de Vereadores, lideranças e entidades de Passo Fundo vão participar de uma reunião que debaterá o controle da dengue e a gripe A. O objetivo é convocar as entidades a auxiliar no trabalho de conscientização da população.     Segundo o Coordenador de Saúde, João Mattos, os casos de gripe A chegam a 3 confirmados e 14 aguardando resultado em Passo Fundo e nos últimos 4 meses, foram encontradas 10 larvas do mosquito da dengue nas armadilhas espalhadas pela cidade. “O grande problema é que a população está se mostrando resistente e se as pessoas não se conscientizarem que precisam tomar algumas precauções, poderemos ter uma epidemia”, explica.
    O Comitê Municipal de Enfrentamento a Gripe A (H1N1) foi criado em 2009 quando houve uma grande epidemia do vírus. Neste ano, após serem registrados alguns casos, o comitê voltou a se reunir com o intuito de monitorar a doença e evitar que ela se torne uma epidemia. Uma das soluções adotadas previamente pelo comitê, foi a conscientização da população a cerca dos cuidados que devem ser tomados. Para tanto, estão sendo produzidos panfletos que serão distribuídos a partir da próxima semana nas escolas, CAIS e Unidades de Saúde. Outra precaução foi a distribuição gratuita do medicamento “Tamiflu” que pode ser receitado a qualquer pessoa que apresente os sintomas da gripe mesmo antes de obterem o diagnóstico.
    Já a dengue, vem sendo administrada pelo setor de vigilância da Secretaria de Saúde que encontrou em suas armadilhas 10 focos do mosquito em menos de 4 meses. Conforme Mattos, as pessoas estão sendo resistentes quando recebem os agentes de prevenção da dengue em suas casas. “Muitas delas não atendem ou não permitem que os agentes entrem”, salienta. O coordenador também explica que há um ano não havia casos de dengue no município, mas nestes últimos meses foram encontradas larvas, o que representa um risco de contaminação.
    Outro grande problema a ser enfrentado são as similaridades entre os sintomas da Gripe A e da Dengue. Ambas apresentam dores na cabeça e no corpo em conjunto com febre alta, o que pode dificultar na hora de um diagnóstico. Durante a reunião na Câmara de Vereadores serão esclarecidos os sintomas das duas doenças, bem como quais os procedimentos e precauções a serem adotados.  

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 4 de julho de 2012.