Vacinação continua em Passo Fundo

Idosos com mais de 90 anos recebem a segunda dose da vacina contra a Covid-19

“Obrigado”, repetiu três vezes Plínio Mena Barreto após ser vacinado contra a Covid-19. O Tio Mena, como é conhecido em Passo Fundo, tem 96 anos e recebeu a segunda dose do imunizante na manhã desta terça-feira (9).
A conclusão do processo de imunização dos idosos com mais de 90 anos foi viabilizada com o envio de 3.070 doses ao município pelo governo estadual. Seguindo o período entre uma dose e outra, pessoas pertencentes a essa faixa etária serão vacinadas na data indicada na carteirinha de vacinação, nos locais em que realizaram a primeira vacina.
Conforme explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, a orientação é que os familiares fiquem atentos à data de segunda dose e que, em caso de dúvida, entrem em contato a unidade. “Como os frascos são multidoses, com 10 doses no frasco, as unidades de saúde estão tendo o cuidado máximo para não desperdiçar nenhuma dose, pois, após aberto o frasco, a vacina pode ser aplicada até, no máximo, 8 horas. Não é necessário fazer agendamento. No entanto, se as famílias tiverem dúvidas com relação à data, elas poderão ligar para as unidades”, frisa.
A filha de Plínio, Zenilda Barreto, que o acompanhou até a Central de Vacinas, destacou a alegria de ver o pai vacinado. “Todos os idosos, todas as pessoas que estão trabalhando, todo mundo merece e precisa”, enfatizou. 

Locais
Para receberem a segunda dose, os idosos com mais de 90 anos deverão ser conduzidos até o local em que receberam a primeira vacina: Cais Vila Luíza, Cais Hípica, ESF São José, ESF Nenê Graeff, Ambulatório de Especialidades ou Central de Vacinas.
A exceção é com relação aos idosos que foram vacinados no Cais São Cristóvão, que precisarão ir até a unidade Vila Nova, uma vez que o local funciona, desde ontem (8), como terceira referência de atendimento de Covid-19.
A aplicação da segunda dose neste grupo não ocorre no CTG Lalau Miranda, uma vez que a unidade foi estruturada pela Prefeitura somente no dia 16 de fevereiro.

Horários
Os Cais e a Central de Vacinas operam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Já as ESF e o Ambulatório de Especialidades estão abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Documentação
É preciso apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e carteirinha de vacinação, que contém o registro da primeira dose.

Foto: Diogo Zanatta

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 10 de março de 2021.