Entre as medidas, estão alterações em exames, consultas e validade de receituários para medicamentos
A Prefeitura de Passo Fundo trabalha pela prevenção e enfrentamento do novo coronavírus. A Secretaria de Saúde desenvolveu uma série de medidas que serão adotadas para proteger a população.
Pensando nas pessoas que necessitam de medicamentos de uso contínuo, o Município autorizou a alteração da validade dos receituários. Após a prescrição, eles terão validade de até 12 meses. Quanto aos medicamentos de uso contínuo sujeitos a controle especial (exceto microbianos), o prazo foi estendido para seis meses.
Os exames e consultas eletivos, que não são urgentes, foram suspensos. Eles serão direcionados para acolhimento por demanda espontânea. Da mesma forma, as viagens intermunicipais para consultas e exames eletivos estão canceladas.
Também foram suspensos os atendimentos de fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia e dos centros de atenção psicossocial (Caps). Os atendimentos de saúde bucal continuam para casos de emergência, exceto no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Ainda conforme a medida, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) atenderão por demanda espontânea. O Cais da Petrópolis será centro para receber pessoas com sintomas de gripe.
Mesmo que Passo Fundo ainda não tenha nenhum caso confirmado, as ações vão ao encontro da mobilização que é feita em todo o mundo para frear a pandemia.
Secretaria de saúde
O atendimento presencial na Secretaria de Saúde fica suspenso. A pasta seguirá realizando atividades de rotina, atendendo a população por e-mails ou telefones.