O índice representa que a cada 100 casas visitadas, quase 6 casas têm a presença do vetor
O Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo realizou o segundo Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano em Passo Fundo. O levantamento foi realizado pelos agentes de combate a endemias e pelos agentes comunitários de saúde e resultou em 5,9 %.
O índice representa que a cada 100 casas visitadas, quase 6 casas têm a presença do vetor, segundo informa Ivania Silvestrin, enfermeira chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde. Este índice serve de alerta, pois representa alto risco para epidemia de dengue, febre chikungunya e zika vírus.
“Orientamos a toda população para não manter água parada em hipótese alguma em seus quintais e em suas casas; acondicionar lixos em local correto, manter caixas d'água bem vedadas, descartar pneus no Ecoponto, tonéis de água da chuva bem vedados com tampa e tela, não usar pratinhos em plantas, garrafas com a boca virada para baixo, enfim, tudo que sirva de criadouro para o mosquito deve ser evitado. Todos fazendo a sua parte, para combater o mosquito”, salienta.