Saúde apresenta em Palmas resultados de programa

Entre os dados de mais destaque estão a diminuição da taxa mortalidade infantil

A convite da Fundação Abrinq, reconhecida em todo o país pelo trabalho em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, o secretário de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo, Luiz Artur Rosa Filho, foi a Palmas para apresentar as ações e indicadores positivos do Programa Meu Bebê, Meu Tesouro. Passo Fundo foi um dos municípios vencedores da 5ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), que coloca em evidência as gestões voltadas a melhorar a vida de crianças e adolescentes em todo o país.

Com os custos de viagem pagos pela Fundação, a iniciativa busca compartilhar boas práticas com outros municípios. “Passo Fundo foi convidada pra ir até Palmas para apresentar não apenas sua experiência no enfrentamento da mortalidade infantil, mas seu sucesso nos indicadores de proteção à saúde das crianças. Esse cenário inclui os programas Meu Bebê, Meu Tesouro e Olhar de Criança, o investimento em informatização da vacinação e todas as políticas que fazem diferença para nossa cidade”, disse o secretário Luiz Artur.

Entre os dados de mais destaque estão a diminuição da taxa mortalidade infantil: de 12,93 em 2013 para 7,39 em 2017, sendo a meta estadual 9,99; assim como a redução do baixo peso ao nascer: de 12,13% em 2013 para 10,28% em 2017, indicando a diminuição da proporção. Além disso, o número de gestantes com menos de 19 anos caiu de 16,91% em 2013 para 13,55% em 2017. Aliado a esse dado, há uma maior conscientização das gestantes do município, que aumentaram proporção de pré-natais, chegando a mais de sete consultas.

Os índices mostram a construção das políticas públicas e os resultados alcançados durante as duas gestões do governo do prefeito Luciano Azevedo. A Fundação Abrinq busca, por meio de ações, programas e projetos, estimular o fortalecimento de políticas públicas de garantia à infância e adolescência. Por isso, boas práticas como as de Passo Fundo são divulgadas como exemplo para que experiências positivas possam se multiplicar em todo o país.


(Fotos: Divulgação)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 29 de setembro de 2017.