Orientações no dia 01º de dezembro

Passo Fundo conta com atividades no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

A data de 01º de dezembro é marcada pela sensibilização da luta contra a Aids em todo o mundo, atitude que também é adota em Passo Fundo. Diante da população cronicamente infectada e não diagnosticada, a Prefeitura de Passo Fundo informa que a Secretaria de Saúde, através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), e a turma do IX nível do Curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF) organizam atividades para aderir a campanha.

Com o objetivo de conscientizar a população, superar estigmas e ampliar o acesso universal ao tratamento e à prevenção da doença, a ação ocorre nesta quinta-feira (01º), das 8h30min às 16h, na Praça Ernesto Tochetto. Os acadêmicos de Enfermagem estarão à disposição da comunidade para orientações e esclarecimento de dúvidas sobre a Aids/HIV, além de oferecer testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis nos consultórios que serão montados na praça. O resultado dos testes é liberado em aproximadamente 30 minutos.  

Segundo o SAE, a campanha busca não somente informar as pessoas sobre as formas de transmissão, os sintomas e os perigos da doença, mas também auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV sofrem na sociedade.

Dados do Boletim Epidemiológico HIV/Aids de 2015 apontam que a média nacional de casos notificados é de 20,5 casos por 100 mil habitantes. O Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior número de casos, com 38 casos por 100 mil habitantes. Em Passo Fundo, os números têm sido maiores: no ano de 2015 foi de 43 casos por 100 mil habitantes. Ainda, foi observado um aumento de casos do sexo feminino, sendo jovens adultos os mais afetados, com idade entre 20 e 39 anos.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 30 de novembro de 2016.