Passo Fundo recebeu do Estado mais 10 mil doses da vacina contra a gripe

Passo Fundo recebeu do Estado mais 10 mil doses da vacina contra a gripe. A Secretaria de Saúde está distribuindo as doses em 28 pontos da cidade e, a partir de segunda-feira (9), as pessoas que se enquadram nos grupos de risco podem procurar a unidade de saúde mais próxima.
Os locais que terão a vacina estão divididos por região:
Boqueirão: unidades Adolfo Groth, CAIC, Jaboticabal, Jerônimo Coelho, Adriana Lírio, Nenê Graeff, Santa Marta/Donária e Jardim América;
Vera Cruz: CAIS Hípica e unidades Primeiro Centenário, Hípica, Valinhos e Zachia;
São Cristóvão: CAIS Fragomeni e unidades Mattos, Planaltina, Ricci, São Cristóvão II, Ivo Ferreira/Bom Jesus e Vila Nova/SantaMaria e CAIS da Vila Luíza;
Petrópolis: CAIS Petrópolis e unidades São José e São Luiz Gonzaga.
Centro: Centro de Saúde (antigo Postão), Ambulatório de Especialidades e Ambulatório Adirbal Corralo.
Desde o início de abril, a Prefeitura de Passo Fundo não mediu esforços para agilizar a chegada das vacina no município, medida que colaborou para que a vacinação iniciasse antes da campanha. A quantidade de vacinas disponibilizadas aos municípios e a definição dos público-alvo são determinadas pelo Ministério da Saúde, por isso, o município apenas cumpre a orientação.
Segundo o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, a antecipação das vacinas já traz resultados. “Já temos uma boa cobertura dos grupos de risco, que são definidos pelo Ministério da Saúde. Acreditamos que com mais esse novo lote de vacinas, vamos conseguir atingir a meta de imunizar 80% dos grupos de risco”, ressaltou o secretário.
A população alvo da campanha são pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos (até 4 anos 11 meses e 29 dias), doentes crônicos, trabalhadores de saúde, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias.
Vacinação em Casa
Os agendamentos do Programa Vacinação em Casa encerrarão nesta segunda-feira (8). O programa leva a vacina contra o vírus da gripe até a residência de pessoas com 60 anos ou mais com dificuldades de locomoção. As pessoas que se enquadram nos requisitos podem agendar um horário pelo telefone (54) 3046-0153.