Os dois congressos unem assuntos complementares e recebem cerca de 1500 pessoas

A Prefeitura de Passo Fundo e a Associação Médica do Planalto (AMEPLAN) realizam o 1º Congresso Internacional de Prevenção da Violência – por uma Cultura de Paz, que acontece em paralelo ao 10º Congresso Médico de Passo Fundo, promovido pela entidade que congrega médicos do município e região. A solenidade oficial dos dois congressos foi realizada na noite dessa quarta-feira (27), no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF).
A conferência de abertura foi com o secretário estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Benincá Beltrame, que trouxe o tema Segurança Pública, desafios e perspectivas para o Brasil.
A iniciativa em parceria une duas temáticas complementares e mobiliza toda a comunidade. De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, “trata se de um evento que une dois congressos e apresenta uma pauta que tem demanda cada vez maior, no que diz respeito a acharmos soluções conjuntas. É um momento de reflexão em que a comunidade de Passo Fundo busca a minimização da violência e um futuro de paz”, disse ele.
No 1º Congresso Internacional de Prevenção da Violência, pelo menos 20 palestrantes discutem o tema de violência em contextos aplicados a cidade para um público de cerca de 500 participantes, incluindo servidores das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Segurança. Já no 10º Congresso Médico de Passo Fundo, a temática de Urgência e Emergência conta com, pelo menos, 50 palestrantes locais, nacionais e internacionais e um público de mais de mil congressistas entre alunos e profissionais.
Os congressos seguem com atividades até o próximo dia 30 de abril. A programação pode ser conferida no site www.congressomedicopf.com.br.
FOTOS: DIVULGAÇÃO
