Centro de Referência de Saúde da Mulher

A unidade escola foi inaugurada na manhã dessa quarta-feira (14)

O mês que iniciou colorido com o movimento do Outubro Rosa traz a saúde da mulher em destaque. Para Passo Fundo, as políticas públicas na área avançam com a entrega do Centro de Referência de Saúde da Mulher na manhã dessa quarta-feira (13). O investimento da Prefeitura de Passo Fundo é resultado da administração eficiente de recursos: a verba destinada para a implantação da unidade foi economizada do Carnaval de Rua 2015.

Para o prefeito Luciano Azevedo, ao direcionar os recursos públicos para criar o espaço que destinará cuidados à saúde da mulher é um ganho para todos. “Essa é uma ação que empodera as mulheres. O Centro é uma dívida que começa a ser paga, que transforma a realidade. Temos um longo caminho a percorrer, mas com a certeza de que esse trabalho permanecerá, salvando vidas e melhorando o dia a dia das pessoas”, ressaltou Luciano.

O Centro de Referência de Saúde da Mulher localizado na Rua Lava Pés, funcionará como unidade escola, ligada ao Programa de Residência Multiprofissional com ênfase em Oncologia, através de uma parceria entre a Prefeitura, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Hospital da Cidade. O espaço receberá pacientes encaminhadas pelo atendimento primário, como o realizado nas unidades de saúde, por exemplo.

O trabalho será desenvolvido por uma equipe multiprofissional das áreas de Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia e Ginecologia. Desta forma, o Centro atenderá: gestantes de alto risco; mulheres com resultados alterados em exames de rotina; mulheres e homens para o Programa de Planejamento Familiar; mulheres que tiverem alta após tratamento de câncer para acompanhamento multiprofissional; grupos terapêuticos pré e pós-quimioterapia, para o acompanhamento de familiares e orientações às famílias.

A secretária adjunta de Saúde, Eliana Bortolon, destaca a união para concretizar a iniciativa. “A primeira coisa é agradecer a todos os envolvidos e ao prefeito Luciano por acreditar nessa ideia. Que consigamos realizar bem o nosso trabalho, sabendo as especificidades e as dificuldades. Esse é um serviço referenciado para as mulheres que serão encaminhadas ao Centro. Nossa missão é servir de exemplo e espalhar por Passo Fundo esse modelo de unidade escola e multiprofissional”, disse.


Fotos – Alex Borgmann

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 14 de outubro de 2015.