Farmácias públicas contam com xarope de guaco e comprimidos de espinheira santa
Inserida na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, a Prefeitura de Passo Fundo passa a oferecer nas farmácias públicas da cidade dois novos medicamentos: xarope de guaco e comprimidos de espinheira santa. Conforme esclarece o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, os novos medicamentos estão sendo oferecidos há dez dias, em uma experiência piloto. “O Guaco (Mikania glomerata) é usado para gripes e resfriados, alergias respiratórias e tosses rebeldes. A Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) é usada para sintomas estomacais tais como gastrite e úlceras”, informa o secretário.
Uma capacitação específica para os prescritores para que, definitivamente, as práticas integrativas sejam capazes de auxiliarem nas demandas de saúde de Passo Fundo será realizada no dia 29 de setembro, na cidade.
De acordo com o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares, também chamadas de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa, contemplam as áreas de Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica e Termalismo Social – Crenoterapia, promovendo a institucionalização destas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS).