Serviço especializado de saúde já realizou mais de oito mil atendimentos

O SAE, localizado na Rua Silva Jardim abaixo do Rio Hotel, são disponibilizados os serviços de DST/AIDS, tuberculose

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE), oferecido pela Prefeitura de Passo Fundo, ganhou novo prédio em junho do ano passado, unificando algumas especialidades na área da saúde. Desde então, já foram realizados aproximadamente oito mil atendimentos no local, incluindo consultas com psicólogo, assistente social, exames laboratoriais, testes rápidos e de acompanhamento. No prédio, localizado na Rua Silva Jardim abaixo do Rio Hotel, são disponibilizados os serviços de DST/AIDS, tuberculose e ainda funciona o CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, que atua em parceria com a 6º Coordenadoria Regional da Saúde, no atendimento via SUS em saúde do trabalhador.

As novas instalações são um avanço para a comunidade, já que, além de atender pacientes DST/AIDS, também realiza atendimento a pessoas com doenças como hanseníase e hepatites virais.

De acordo com Mara Dill, coordenadora da Vigilância em Saúde, nos últimos dois anos foram diagnosticados 305 pacientes com HIV residentes em Passo Fundo, sendo que deste número, 198 têm AIDS e o restante têm o vírus, mas ainda não desenvolveu a doença. “O número total de pacientes notificados é 518, do município e da região”, esclareceu Mara.

Além dos atendimentos citados, funciona junto ao prédio do SAE uma farmácia, que disponibiliza todos os medicamentos antirretrovirais necessários ao tratamento de pacientes com AIDS. O número de medicamentos disponibilizados pela farmácia é de 6.740 até o momento.

Mara explica ainda que no SAE há distribuição de preservativos masculinos e femininos e fala da importância da prevenção à AIDS e as demais doenças sexualmente transmissíveis (DST's). “Temos o preservativo feminino disponível para todas as mulheres. O uso do preservativo é imprescindível para prevenir a AIDS e as DST's em geral. No SAE, também são prestadas informações sobre o uso, que é a dúvida de muitas mulheres”, destacou.

O Serviço funciona das 8h às 17h30min.



Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 29 de janeiro de 2015.