Município se prepara para a campanha de prevenção da gripe

Terminada a vacinação do HPV, município se prepara para a campanha de prevenção da gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) iniciará no próximo dia 22 de abril, tendo o dia 26 de abril como o dia D de vacinação, quando todas as unidades de saúde estarão abertas para atender a população. O prazo da campanha segue até o dia 9 de maio.

O Ministério da Saúde enviará doses para imunizar gratuitamente oito grupos:

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias)

- Gestantes (apresentar carteira de gestante ou exame)
- Puérperas (até 45 dias após o parto, também apresentar certidão de nascimento, carteira de gestante ou documento do Hospital)
- Pessoas a partir dos 60 anos
- Indígenas
- Trabalhadores de saúde
- População privada de liberdade
- Pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves de influenza.

O restante da população deverá procurar um clínica privada para realizar a vacina contra a gripe. A estimativa populacional para a campanha é de 64.076 para o município de Passo Fundo, sendo a meta vacinar 80%.

Importância da vacina

Em 2009, Passo Fundo foi a cidade onde foram registrados mais casos de Gripe A. Desde então, com o surgimento da vacina em 2010, todos os anos boa parte dos passo-fundenses – todos que se enquadram nos grupos de risco – são convocados para realizar a imunização.

“Ao imunizarmos parcela importante da população, todos osmoradores acabam por serem protegidos”, disse o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, sobre a importância de dar atenção para a campanha.

HPV

Passo Fundo ultrapassou a meta de vacinação de 80%, estipulada pelo Ministério da Saúde. Ao todo, 3.526 meninas foram vacinadas, mais de 84% da população alvo.


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 14 de abril de 2014.