Prefeitura discute com a comunidade Plano Municipal de Saúde

Prefeitura discute com a comunidade Plano Municipal de Saúde

Diretrizes para a área da saúde, que devem valer até 2017, foram discutidas durante a Audiência Publica realizada na Câmara de vereadores, nesta quinta-feira (13). No encontro promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, foi apresentada uma proposta de Plano Municipal de Saúde, elaborado com base na Conferência Municipal de Saúde, realizada em abril de 2013.

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, nestes quatro anos de validade do plano, mais de R$ 200 milhões serão investidos no cuidado a saúde. O desafio está em avançar uma política de saúde integral, equitativa e universal para a cidade, com a implantação da gestão estratégica de processos. “Essa é a maneira mais efetiva de consolidar uma gestão pública eficiente, que inclua mecanismos de escuta qualificada da população. Esse plano é um instrumento fundamental para a consolidação e efetivação de um sistema público de saúde em Passo Fundo, que dê conta do suporte para o desenvolvimento de toda a população”, destacou.

Entre as ações previstas no plano, estão tecnologias que contemplam a área da Saúde Bucal, do Centro de Especialidades Odontológicas, expansão da Estratégia Saúde da Família, reestruturação das Unidades de Saúde precárias, Programas como o Melhor em Casa e os Núcleos de Apoio a Saúde da Família, CAPS infantil, Humanização e Acolhimento na Atenção a Saúde e ações para reduzir a mortalidade infantil.

As discussões e propostas apresentadas pela população deverão, assim como o plano, serem submetidas para aprovação do Conselho Municipal de Saúde no dia 27 de fevereiro. O plano está disponível no site www.pmpf.rs.gov.br.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 13 de fevereiro de 2014.