Passo Fundo debate políticas públicas para Segurança Alimentar e Nutricional

Passo Fundo debate políticas públicas para Segurança Alimentar e Nutricional

Nesta quinta-feira, dia 19, aconteceu em Passo Fundo o Seminário Regional de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, no auditório da Faculdade de Medicina da UPF. O objetivo do encontro, promovido pelo CONSEA - Conselho Estadual de Segurança Alimentar Nutricional e Sustentável do Rio Grande do Sul, é esclarecer as políticas existentes em relação ao tema e debater as condições para que os municípios possam aderir ao SISAN – Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. Além disso, nos encontros, realizados em todo o Estado, devem ser formadas comissões para discussão do assunto. Os grupos serão formados por representantes de universidades, prefeituras, ministério público e entidades ligadas ao setor, como Embrapa e Emater, por exemplo.

Para Miguel Montana, presidente estadual do CONSEA, a articulação entre diferentes áreas do conhecimento é importante. “O sistema está sendo implementado para  consistência à segurança alimentar adequada à toda a população”, disse.

O coordenador dos Conselhos Municipais, Ginez de Campos, representou a Prefeitura no evento. “É com esse sentimento, de que nós podemos construir políticas públicas priorizando um tema tão importante como é o da segurança alimentar, que o Executivo Municipal está junto para construir uma parceria importante que vai assegurar as questões ligadas à segurança alimentar e nutricional”, destacou Ginez.

Os encontros estão acontecendo desde agosto e devem encerrar em novembro, totalizando 14 seminários nas maiores regiões do Estado. Os municípios têm um prazo de 2 anos para aderirem ao sistema, que deverá contemplar áreas de produção, abastecimento e distribuição de alimentos.

Ainda no mês de novembro, acontece a Conferência Nacional, em Porto Alegre, onde será dado encaminhamento às questões levantadas por cada uma das comissões.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 19 de setembro de 2013.