Comunidades do interior decidirão ações para melhor atendimento à saúde

As reuniões realizadas com os moradores do interior integram as ações do Programa Prefeitura no Interior, que busca melhorar a qualidade de vida destas comunidades

Os moradores do interior de Passo Fundo, que inclui os distritos de Sede Independência, Bela Vista, São Roque, Santo Antônio do Capinzal, Bom Recreio e Pulador, deverão decidir qual a ação a ser tomada pelo governo municipal para melhorar o atendimento à saúde das comunidades. Conforme esclarece o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, todas as localidades já foram visitadas, em uma ação conjunta com a Secretaria do Interior, para discutir sobre o serviço prestado pelo município e para ouvir sugestões sobre qual a melhor estratégia em relação a este serviço. Cerca de 4,5 mil pessoas vivem nestas áreas da cidade.

Dos debates com as comunidades, que envolveram pelo menos 200 pessoas, três propostas foram elaboradas. A primeira delas diz respeito à criação de uma ESF - Estratégia de Saúde da Família para atendimento exclusivo a quem mora no interior. Esta unidade ficaria junto à ESF do bairro Jerônimo Coelho. No local, os agendamentos seriam feitos, exclusivamente, por telefone, além de possuir farmácia e espaço para coleta de exames. Um médico faria o atendimento exclusivo para a população do interior. Desta forma, outra equipe permanecerá no local para atender ao bairro.

A segunda proposta que estará em votação é de que cada comunidade do interior se vincule a uma uma ESF, conforme sua proximidade à via de chegada na cidade. Já a terceira é de uma tentativa de fortalecimento das unidades já existentes no interior, com o aumento da carga horária do médico que lá atua. “Pretendemos que, dentro de um mês, seja convocada uma nova reunião com os representantes das comunidades, para que sejam dados os encaminhamentos necessários”, ressalta o secretário de Saúde. A posição final, tirada desta reunião, será apresentada ao prefeito.

As reuniões realizadas com os moradores do interior integram as ações do Programa Prefeitura no Interior, que busca melhorar a qualidade de vida destas comunidades. As principais necessidades dos moradores estão relacionadas ao acesso à saúde, distribuição de medicamentos e consultas com especialistas.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 19 de junho de 2013.