Divulgação do combate a dengue e a gripe H1N1 será ampliada

Objetivando debater o controle da dengue e da gripe A no município de Passo Fundo, a Prefeitura Municipal reuniu lideranças e entidades da cidade que vão ajudar no trabalho.




    Objetivando debater o controle da dengue e da gripe A no município de Passo Fundo, a Prefeitura Municipal reuniu no plenarinho da Câmara de Vereadores na tarde desta quinta-feira, lideranças e entidades da cidade que vão ajudar no trabalho de conscientização da população. De acordo com o Coordenador de Saúde,  João Mattos, todos os participantes do encontro concordaram que a partir de agora  é necessário reforçar a divulgação do combate à esses dois problemas.
    Ele explicou que os casos de gripe A chegam a 3 confirmados e 14 aguardando resultado em Passo Fundo, sendo que  nos últimos 4 meses, foram encontradas 10 larvas do mosquito da dengue nas armadilhas instaladas pelos bairros do município. “Esse número de 10 larvas em apenas 4 meses é muito significativo se comparado aos últimos anos. Isso significa que o mosquito está em Passo Fundo”, disse ele.
    Ele ressaltou que cada morador deve cuidar do pátio da sua casa, evitando que se acumule água, e se possível dar uma olhadinha no pátio do vizinho também. “Se não tomarmos essas precauções, vamos ter uma epidemia de dengue”, disse. Outro fato que precisa mudar, é que muitas pessoas também não estão atendendo ou não permitindo que os agentes de saúde entrem em suas casas para verificar se existem focos do mosquito.
     O coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento a Gripe A (H1N1), Gilberto Barbosa, também presente no encontro, alertou que todos devem estar muito atentos, pois os sintomas da gripe e da  dengue são parecidos. Ambas apresentam dores na cabeça e no corpo em conjunto com febre alta. Ele alertou às entidades e autoridades, que quando alguém sentir esses sintomas deve procurar urgentemente uma unidade de saúde para fazer um diagnóstico.
    Como uma das decisões foi ampliar a divulgação preventiva, muitas entidades se mostraram dispostas a colaborar na produção de mais material informativo para ser distribuído na cidade.
[caption id="attachment_2451" align="alignleft" width="360"]Todos devem estar muito atentos, pois os sintomas da gripe e da  dengue são parecidosFoto: HERMANO FAVERO[/caption]

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 5 de julho de 2012.