Mais de 9% da meta para a vacinação da gripe foi atingida neste sábado em Passo

A meta de vacinação para o município de Passo Fundo é de 30.313 pessoas, sendo que neste primeiro dia da campanha, foram vacinados 3.977.


Crianças, idosos, gestantes e trabalhadores da área da saúde foram vacinados contra a influenza A (H1N1) neste sábado, 05 de maio, dia D de mobilização e divulgação nacional. A meta de vacinação para o município de Passo Fundo é de 30.313 pessoas, sendo que neste primeiro dia da campanha, foram vacinados 3.977, ou seja, 9% do previsto. Mara Dill, coordenadora do núcleo de vigilância epidemiológica, falou da importância dessa campanha contra a gripe. “O objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população de 60 anos ou mais, nos trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a gripe A, nas crianças de faixa etária de 6 meses a menores de dois anos, nas gestantes, povos indígenas, na população prisional e em pacientes com comorbidades, mediante a indicação médica”, completa.
 No ano passado, o Ministério da Saúde estendeu a distribuição do antiviral oseltamivir a todas as pessoas de grupos vulneráveis que apresentam síndrome viral. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).No período da campanha, de 05 a 25 de maio, todas as unidades de saúde com sala de vacinação no município estarão vacinando em seus horários de atendimento. Mara Dill acrescenta ainda que é de extrema importância que as pessoas do grupo de risco sejam vacinadas o quanto antes, pois a vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 6 de maio de 2012.