Sob a benção de Dom Urbano Algayer, Bispo Emérito da Arquidiocese de Passo Fundo, foi inaugurada neste sábado, a Unidade Básica de Saúde Adirbal Corralo
Sob a benção de Dom Urbano Algayer, Bispo Emérito da Arquidiocese de Passo Fundo, foi inaugurada na manhã deste sábado, 14 de abril, a Unidade Básica de Saúde Adirbal Corralo, no bairro Victor Issler.
Na presença do secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni e do representante do Ministério da Saúde, Geraldo Cunha Curi, o centro de saúde do bairro abriu suas portas à comunidade que prestigiou o evento. O prefeito Airton Dipp declarou em seu discurso que a nova unidade de saúde foi uma obra pensada com carinho desde 2006, quando o vereador Beto Souto lançou o projeto na Câmara de vereadores. “Essa conquista foi uma interação entre município, Estado e União, que proporcionaram juntos a maior unidade de saúde de Passo Fundo”, salientou. A UBS contou com emenda parlamentar do deputado federal Beto Albuquerque, no valor de R$ 499 mil e uma contrapartida do município de R$ 200 mil.
A Unidade recebeu o nome do ex vice-prefeito Adirbal Corralo, falecido em 2010, como uma homenagem a sua total dedicação à saúde e educação enquanto vereador e vice-prefeito. A família de Adirbal Corralo recebeu a homenagem com imensa satisfação e foi representada com o discurso de seu filho, Alessandro Corralo.
A UBS inicia suas atividades nesta segunda-feira, 16, com muitas novidades em saúde da família no Estado. A primeira delas é o primeiro Programa de Residência Médica em Saúde da Família, em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo, que é uma especialização médica na área comunitária, onde, a cada 2 anos, dois médicos residentes participam do programa no bairro Victor Issler e também na unidade de saúde do bairro Zácchia.
Outra novidade é o uso do prontuário eletrônico nas consultas médicas e odontológicas dos pacientes, que poderá ser visto em qualquer unidade de Saúde com atendimento do SUS, no Estado.
A faculdade Imed assinou no momento da inauguração, o documento que cadastra seus alunos de odontologia para atuar na UBS.
Serão cinco consultórios, salas de vacina, odontologia, enfermagem, sala de procedimentos e sala de reuniões e capacitação dos profissionais. A equipe será composta de 12 médicos e um residente, além de dentistas, farmacêuticos e enfermeiros.
Estiveram presentes o deputado estadual Diógenes Basegio, o secretário municipal de Saúde, Jairo Caovila, secretário de infraestrutura, Beto Albuquerque, o coordenador regional da Saúde, Alberi Grando e o presidente da Câmara de vereadores, Luiz Miguel Scheis, além de secretários municipais, representantes de entidades de classe e da comunidade.