Crianças de Passo Fundo estão com vacinas em dia

Crianças de Passo Fundo estão com vacinas em dia



Visando melhor qualidade de vida da comunidade passo-fundense, a Prefeitura Municipal, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, realizou neste final de semana um monitoramento rápido sobre a cobertura vacinal de tríplice viral (vacina contra sarampo, rubéola e caxumba) . De todas as crianças avaliadas, cerca de 93 % estavam com a cobertura adequada da tríplice viral.
A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da secretaria, a enfermeira Mara Dill, destacou a atividade como positiva, já que foi realizada pela primeira vez. Na oportunidade, várias equipes da secretaria visitaram mais de 600 residências em vários bairros da cidade solicitando a carteira de vacinação de crianças de um a seis anos, para verificação das doses aplicadas das referidas vacinas.  “Com a visitação, a situação da comunidade foi avaliada para que se possa traçar metas, e conscientizar os pais sobre a importância da vacinação”, disse ela.    
Ela ressaltou que as equipes encontraram dificuldades em buscar as informações necessárias no centro da cidade, pois não eram atendidas. Durante a visita dos profissionais da saúde, os pais foram orientados sobre a importância da vacinação e recomendados que procurem as unidades de saúde para regularizar a situação vacinal dos filhos, onde foram detectadas falhas .
A atividade fez parte do Programa Nacional de Imunizações, que propõe, após o encerramento da Campanha de Seguimento (contra o sarampo), a realização de monitoramento de cobertura vacinal para identificar áreas com acúmulo de pessoas não vacinadas adequadamente. Em função disso, a coordenadora  do Núcleo de Vigilância Epidemiológica já encaminhou esses dados ao Ministério da Saúde. “Estamos no aguardo para saber se vamos ter que verificar os locais que não foram visitados, ou se essa amostra já está suficiente para o Ministério”, disse ela.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 28 de novembro de 2011.