A equipe de captação do Hemocentro Regional de Passo Fundo realizou no início desta semana o cadastramento de novos voluntários para doação de medula óssea.

A equipe de captação do Hemocentro Regional de Passo Fundo realizou no início desta semana o cadastramento de novos voluntários para doação de medula óssea. A atividade ocorreu em frente ao Grupo Gambatto e à empresa Comersul, e foi destinada aos seus funcionários.
Na oportunidade foram cadastradas cerca de 70 pessoas, e segundo o diretor do Hemocentro, Gustavo Cerutti, quem tiver o interesse em colaborar com a unidade deve entrar em contato. Cerutti, destacou que desde o ano de 2001, quando a unidade passou a integrar a rede nacional que busca doadores, já são mais de 24 mil pessoas cadastradas.
Ele explicou que qualquer pessoa de 18 a 55 anos pode ser um doador. Ele disse ainda que após a amostra de sangue ser coletada, ela é encaminhada ao Hospital das Clínicas em Porto Alegre para análise das características genéticas. Posteriormente, é a vez do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, receber essa amostra para lá ficar cadastrado com o objetivo de encontrar possíveis receptores com as mesmas características genéticas dos doadores.