O secretário da Saúde de Passo Fundo, Jairo Caovila recebeu nesta sexta-feira uma comissão de moradores do bairro Alexandre Zacchia. Eles reivindicam melhor estrutura da unidade básica de saúde do bairro e conforme Caovila, serão atendidos. A partir de fevereiro 2 equipes de estratégia de saúde da família passarão a atender os moradores.

Conforme o secretário Caovila, o trabalho das equipes terá carga horária de 8 horas por dia, de segunda a sexta-feira. Com isso, será possível atender a 64 consultas médicas diariamente. Porém ele destacou que o trabalho será concentrado na atenção básica à saúde; urgências devem ser encaminhadas diretamente aos hospitais da cidade. “ Não vamos prestar atendimentos no local para os quais não estamos preparados e não temos equipamentos. Para isto, deveremos organizar o funcionamento das ambulâncias, para que atendam a todos os bairros e caso de necessidade de remoção de pacientes aos hospitais”, concluiu, procedimento que deve ser regularizado a partir do início do trabalho da SAMU. A expectativa do secretário é efetivar as equipes para o Zacchia já no mês de fevereiro.
Também é intenção de Caovila retomar o convênio com a Universidade de Passo Fundo, para que os estudantes de medicina possam atuar na unidade do bairro Zacchia. Uma reunião com os representantes da UPF já está agendada para os próximos dias.