“Temos que humanizar o atendimento em saúde em Passo Fundo. Tratar as pessoas humanamente para que a burocracia não cause tanto sofrimento quanto a doença”. Assim o novo secretário de saúde de Passo Fundo, Jairo Caovila, resumiu o desafio que vai enfrentar à frente de umas das áreas mais sensíveis de uma administração pública. Para o prefeito Airton Dipp, Caovila assume uma grande responsabilidade.

O ato de posse foi realizado no gabinete do prefeito e reuniu representantes da classe médica, secretários municipais e contou com a presença do deputado estadual Diógenes Basegio. Na despedida do cargo, Alberi Grando, que assume cadeira na câmara de vereadores, destacou que o trabalho na saúde preventiva teve importantes avanços. Prova disto foi a redução da taxa de mortalidade infantil, que em 2005 era de 23 mortes por cada mil nascidos vivos, para o índice atual de 8,1 mortes para cada mil crianças nascidas vivas. “Não fiz tudo o que queria, mas tenho certeza que fiz tudo o que pude para melhorar atenção básica em saúde na cidade de Passo Fundo. Agora fico à disposição da administração na câmara de vereadores”, concluiu Grando.
Em seu pronunciamento, o novo secretário também destacou o que considera os 3 pilares da administração da secretaria de saúde:apoio dos funcionários, do Ministério Público e um orçamento adequado para atender a demanda. “ Um grande administrador já dizia que gerenciar é aperfeiçoar as pessoas e é em cima disto que vamos trabalhar”, concluiu.