Gestores de saúde apóiam UPA em Passo Fundo
Gestores da área de saúde, integrantes da 6ª Coordenadoria, sediada em Passo Fundo, estiveram reunidos nesta sexta-feira e deram apoio formal à construção de um prédio para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). O secretário municipal de Saúde, Alberi Grando, fez uma explanação ressaltando a importância desse serviço.
Segundo Grando, esse apoio formal dos gestores era um dos pontos que faltavam para que o governo federal confirmasse a UPA para Passo Fundo. Um prédio de 1300 m2 deve ser construído junto ao Hospital Municipal, para atendimentos de urgência. “Vai ser um atendimento intermediário, entre as unidades básicas e os hospitais”, observou o secretário. A licitação deve ser feita nos próximos dias, completou.
Grando citou, como exemplo de serviço da unidade, uma crise de asma, onde a nebulização poderá ser feita no local. Também serão oportunizados exames laboratoriais e raio X, entre outros.
SAMU
No encontro, o secretário Alberi Grando também falou do andamento das gestões para o início dos trabalhos do SAMU, Serviço de Atendimento Médico, que já tem uma ambulância em Passo Fundo. O espaço,junto ao Hospital Municipal, está sendo readequado e currículos foram enviados à secretaria estadual de saúde.
“ Felizmente alguns já foram aprovados e a equipe está praticamente formada. Agora, precisamos apenas definir a forma de contratação desse pessoal, o que está sendo analisado pela Procuradoria do Município. Em seguida vai ser encaminhado um projeto para a Câmara de Vereadores”, detalhou o secretário.
A ambulância recebida pelo município já está equipada, informou o secretário, acrescentando que Passo Fundo ainda deve receber uma UTI-Móvel. O SAMU vai prestar um atendimento regional, quando estiver totalmente instalado.