Comprovando que a atenção à saúde básica é uma das prioridades da atual administração municipal, o ambulatório do programa Estratégia da Saúde da Família (ESF) localizado na rua Lavapés número 3050, na vila União, foi contemplado com uma distinção nacional, pela sua organização no atendimento à comunidade daquela parte da cidade. A informação foi repassada pelo representante do Ministério da Saúde, Geraldo Cunha Curi, do setor de Educação na Saúde.

Comprovando que a atenção à saúde básica é uma das prioridades da atual administração municipal, o ambulatório do programa Estratégia da Saúde da Família (ESF) localizado na rua Lavapés número 3050, na vila União, foi contemplado com uma distinção nacional, pela sua organização no atendimento à comunidade daquela parte da cidade. A informação foi repassada pelo representante do Ministério da Saúde, Geraldo Cunha Curi, do setor de Educação na Saúde. O Ambulatório tem hoje cadastrados para atendimento, 7.444 pessoas, que recebem cuidados no atendimento e prevenção à saúde.
A médica Carla Perin Salles, explica que técnicos do ministério estiveram em Passo Fundo, avaliando o trabalho realizado no local, oportunidade em que observaram as ações de saúde ali desenvolvidas. O ESF oferece consultas nas áreas médica, odontológica e de enfermagem, além de proporcionar cursos e atividades preventivas para as centenas de pessoas daquela região.
Idosos, gestantes, grupos de diabéticos, de hipertensos, por exemplo, recebem acompanhamento e atenção especial. Entre os diabéticos, cita a médica, diminuiu o índice de crises, pela prevenção oportunizada.
CUIDADORES GANHAM ATENÇÃO
Estão cadastradas, também, 2840 mulheres em idade fértil, que recebem orientações sobre gravidez e filhos. Essas ações fizeram diminuir a natalidade entre elas, bem como reduziu a mortalidade infantil na área. Consultas domiciliares também são feitas pela equipe, que conta com três agentes comunitárias de saúde, dois médicos, um odontólogo, dois técnicos, um auxiliar e uma digitadora.
Somente no mês passado, foram feitos 1243 atendimentos no ambulatório, que recebe pacientes da região da vila União, composta pelos loteamentos Seibel, Independente, Plátanos, Vila Operária e Boqueirão. As consultas e encontros para se mostrar exames são agendados e a equipe promove inclusive gincanas com os atendidos, como o pessoal do Departamento de Terceira Idade. São feitos encontros, também, em escolas e no Lar Emiliano Lopes, tudo para levar a mensagem da prevenção à saúde de adultos e crianças. Um grupo de estudos sobre o tabagismo também funciona no ESF.
Outro ponto que mereceu destaque, lembra a médica Carla Salles, é a realização de oficinas com os cuidadores, pessoas que prestam atendimento à doentes. Diversas noções são repassadas á eles, nas próprias residências em que atuam. Outra ação da equipe e ir até a casa da pessoa que tem consultas periódicas agendadas e não aparece mais. Além disso, uma vez por mês os servidores se reúnem com os presidentes de associações de moradores dos locais atendidos, para avaliar o atendimento prestado e recolher sugestões.
QUALIDADE DE VIDA
O secretário municipal de Saúde, Alberi Grando, destacou a importância do prêmio que será recebido durante encontro de saúde que vai ocorrer de 19 a 22 deste mês em Brasília, dizendo que a população reconhece os investimentos que estão sendo feitos pela atual administração nesse setor.
“O prefeito Airton Dipp em suas reuniões conosco tem, sempre, reforçado que a saúde tem que ser destaque, tanto curativa como preventiva, pois uma das propostas da atual administração é melhorar a qualidade de vida de nossa população e é isso que estamos procurando com esses trabalhos, realizados em destaque no ESF Lavapés e também em diversas unidades que mantemos em Passo Fundo.”