O Comitê Municipal de Prevenção à Gripe A decidiu recomendar a prorrogação das férias nas escolas municipais até o dia 16 de agosto e criou uma ficha de referência para orientar profissionais e encaminhar os pacientes ao recebimento da medicação adequada, em casos de suspeita da gripe.

O grupo criou um questionário que deverá ser preenchido pelos médicos durante a consulta aos pacientes com sintomas suspeitos de gripe "A". Desta forma, se o médico identificar a necessidade da administração do medicamento Tamiflu, o paciente poderá retirar o remédio, portando a ficha de recomendação do médico consultado, nos hospitais de Passo Fundo.
O Comitê irá elaborar também um manual de condutas básicas para distribuir aos médicos, postos de saúde e CAIS do município. O formulário estará disponível nos sites dos hospitais e também no site da Prefeitura Municipal.
Conforme o vice-diretor clínico do Hospital São Vicente de Paulo, Júlio Stobe, a ficha de referência será exigida também nos atendimentos feitos por médicos particulares. Para os diretores dos quatro hospitais, a ficha segue todos os requisitos legais de avaliação.
De acordo com o Comitê, 78% dos casos da gripe registrados em Passo Fundo são de pacientes que vem de municípios vizinhos. Daí a preocupação em orientar médicos e profissionais da saúde destes locais para que façam um diagnóstico mais completo antes de encaminhar aos hospitais da cidade.
Segundo o secretário de Saúde, Alberi Grando, as pessoas não devem dar ouvidos aos boatos que circulam pela região. Conforme Grando, a demanda na procura pelo tratamento já diminuiu, e a comunidade já manifesta estar mais consciente sobre as medidas de higiene que devem ser adotadas no dia a dia.
Os integrantes do Comitê reforçaram a recomendação para que sejam evitados eventos ou lugares com grande movimento ou aglomeração de pessoas.