A reunião extraordinária do Comitê Municipal de Prevenção à Gripe A, realizada no final da manhã desta quinta-feira, serviu para organizar as informações sobre a situação da doença na cidade de Passo Fundo. O principal alerta dos membros do comitê é para a necessidade de diagnóstico precoce e administração do medicamento adequado assim que os sintomas forem identificados como suspeitos de gripe “A” e para o reforço da recomendação de se evitar aglomeração de pessoas em ambientes fechados.

O secretário de Saúde, Alberi Grando, comunicou ao grupo sobre a decisão do prefeito de contratar emergencialmente mais médicos para fazer atendimento nos CAIS. A estimativa do secretário é que sejam necessários mais 30 profissionais para atendimento voltados exclusivamente aos casos de doenças respiratórias. A Administração Municipal já analisa os trâmites legais necessários para proceder as contratações. Atualmente, em Passo Fundo, há 36 pessoas internadas, recebendo acompanhamento médico nos 3 principais hospitais. Destes, 14 pacientes vieram de outras cidades da região.
Outro alerta feito pelo comitê gestor da gripe A é que, o grupo em que a doença está se manifestando em Passo Fundo é diferente do divulgado pelo Ministério da Saúde. Aqui os casos estão sendo mais frequentes em adultos jovens e não em crianças menores de 2 anos ou idosos. Os membros do comitê recomendaram reforçar a importância de evitar aglomerações de pessoas, inclusive em bares e casas noturnas, onde o contato entre os frequentadores é muito próximo.
Os hospitais informaram que ainda possuem capacidade de atendimento e leitos para internar pacientes em situação mais delicada. O Hospital São Vicente está recebendo ajuda do estado e deve colocar em funcionamento novos equipamentos para ventilação mecânica, os respiradores.
Nas unidades de saúde do município, pacientes que buscam atendimento com sintomas de gripe e gestantes estão recebendo máscaras de forma preventiva. O comitê sugeriu que o município suspenda temporariamente os exames preventivos e a puericultura, de forma a preservar a saúde das pessoas que estão bem e disponibilizar mais espaço para atender os casos de doenças respiratórias. O grupo também acordou que solicitará ao secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, que estará na cidade no próximo sábado, para que providencie o adiamento do recomeço das aulas na rede estadual de ensino, e da mesma forma fará a solicitação para o Prefeito, a respeito da educação municipal.
O secretário Alberi Grando informou que o Hospital de Olhos Diógenes Martins Pinto colocou à disposição do comitê um ônibus que presta atendimentos pela cidade, para que possa ser utilizado como um posto volante de avaliação de doenças respiratórias e casos suspeitos de gripe. O comitê deve agora definir como será o funcionamento deste posto móvel, roteiro e equipe médica para proceder os atendimentos.
Para a próxima reunião do Comitê Gestor, que será realizada na segunda-feira, novas entidades serão chamadas a participar: UPF, Faculdade de Medicina e o Instituto de Ortopedia e Traumatologia. Extraordinariamente o comitê participa sábado do encontro com o secretário Estadual de Saúde, Osmar Terra, no gabinete do prefeito Airton Dipp.