Rubéola: Equipe vacina em pleno comércio

Rubéola: Equipe vacina em pleno comércio

Uma equipe de vacinadores da Secretaria de Saúde (SMS), está percorrendo o centro da cidade para realizar a vacina contra a rubéola. O objetivo é atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS), de imunizar 59.556 pessoas, correspondente a 95 por cento (fonte IBGE), de cidadãos pertencentes à faixa etária entre 20 e 39 anos no município.

Desde o inicio da campanha a equipe de vacinadores da Secretaria de Saúde (SMS), tem enfrentado dificuldades no entendimento por parte da população sobre a importância da vacinação contra a doença. Até o momento foram imunizadas em Passo Fundo 47.136 pessoas, o que representa cerca de 75,2 por cento da meta.

A população pode encontrar a vacina em todas as Unidades de Saúde, e em alguns casos poderá ser aplicada na própria residência, o que é feito por equipe volante. Além destas formas de acesso a vacina, a SMS disponibiliza o sistema de agendamento para empresas e comércio.

É importante lembrar, que a rubéola é uma doença que se previne somente através da vacinação, apresenta alta contagiosidade e sua importância está relacionada ao risco de acometer gestantes causando abortos, natimortos e malformações congênitas como cardiopatias, catarata e surdez, denominada Síndrome da Rubéola Congênita (SRC).

Ainda conforme esclarecimentos das equipes da Secretaria da Saúde, a falta de interesse das pessoas que já foram vacinadas em outros anos é preocupante e prejudica a busca pela meta. Lembram que mesmo as pessoas que já realizaram a vacina em campanhas anteriores, devem procurar um posto de vacinação para fazê-la. A população interessada pode adquirir mais informações pelos telefones (54) 3316-1025 e 3316-1045.    

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 5 de novembro de 2008.