Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

No próximo dia 18 de maio (domingo) em todo o país, será comemorado o "Dia Nacional da Luta Antimanicomial". Em Passo Fundo, um encontro com especialistas e trabalhadores da área irá comemorar a data. O evento acontecerá nesta quinta-feira (15/05), ás 13h30min na Câmara Municipal de Vereadores.

No dia será lembrada a importância dos avanços conquistados pela Reforma Psiquiátrica em relação ao desenvolvimento e forma de trabalho com pessoas atingidas por algum tipo de sofrimento mental.

Segundo a coordenadora do núcleo de Saúde Mental, Rita Annes, atualmente o atendimento a esses pacientes, é realizado de forma mais humanitária. "A Reforma Psiquiátrica se propôs a trabalhar com essas pessoas de modo mais humanitário e democrático, respeitando as diferenças e buscando reinserí-las socialmente" diz a coordenadora e complementa "a luta antimanicomial procura resgatar a condição cidadã dos portadores de sofrimento mental, evitando a exclusão social, os maus tratos, a discriminação e todos os demais modos de segregação sofridos por estes sujeitos ao longo da história da humanidade", ressalta Annes.

A Lei da Reforma Psiquiátrica no RS , nº 9716/1992 e Lei federal nº 10.216/2001, preconizam a oferta de serviços substitutivos, através das políticas públicas em saúde mental, para o portador de transtorno psíquico grave, procurando evitar internações, principalmente de longa duração.

Passo Fundo está inserido no contexto nacional, e já oferece atendimento aos usuários do serviço através do CAPS Nosso Espaço (Centro de Atenção Psicossocial), localizado na rua Paissandu, 2131, e em fase de implantação o CAPS AD, que atende usuários de álcool e outras drogas, situado na rua Capitão Eleutério, 309.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 12 de maio de 2008.