Dengue:Secretaria Municipal de Saúde realiza pesquisa em perímetro do novo foco

Dengue:Secretaria Municipal de Saúde realiza pesquisa em perímetro do novo foco

As ações de prevenção aos focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, foram intensificadas, hoje, no perímetro de 300 metros a partir do segundo foco. Por ser próximo ao primeiro, os agentes de campo estão visitando novamente residências localizadas dentro dos dois perímetros.

É importante lembrar que a cobertura de visitas domiciliares, neste caso, deve ser de 100 por cento. Por esse motivo, as equipes da SMS pedem a colaboração da população, permitindo a entrada de seus agentes em prédios e residências, profissionais que estão devidamente identificados com crachá e uniforme. Em caso de dúvida em relação à segurança, o cidadão pode solicitar a confirmação se o agente pertence aos quadros da Secretaria de Saúde do município pelo telefone (54) 3316 1026.

Quem transmite a doença
Mosquito Aedes aegypti
Possui hábitos diurnos;
É encontrado nos Centros Urbanos;
Deposita seus ovos em recipientes com água parada e limpa, como: latas, pneus, tampinhas, vasos de flores, caixas d’água, etc.

A doença
É uma doença febril aguda que pode ser de curso benigno ou grave e é transmitida através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminado por um vírus.
Depois de constatada a doença, ela pode durar por até 7 dias;
Febre alta;
Dores de cabeça, nas articulações, nos olhos, nos músculos;
Manchas avermelhadas na pele;
Prostração.

Como prevenir
Mantenha limpo os pratos das plantas;
Mantenha limpas as calhas das residências;
Mantenha limpo os pratos do seu animal de estimação;
Evite deixar pneus a céu aberto;
Mantenha o lixo tampado;
Trate a água da piscina com cloro. Limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la por um determinado período, cubra-a bem.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 4 de março de 2008.