Saúde conscientiza jovens no Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Celebrado em todo o mundo, o dia primeiro de dezembro, dia mundial contra a Aids foi marcado em Passo Fundo por atividades de conscientização, voltadas para jovens da faixa etária entre os 14 e 24 anos. Na sexta feira-feira, (31/11), uma equipe volante visitou durante a noite, bares, restaurantes, postos de combustíveis e eventos voltados para o público jovem, preconizado pelo Ministério da Saúde, para a distribuição de informativos e preservativos.
População busca informação.
| No sábado, dia primeiro, todas as unidades de saúde permaneceram abertas, com seus trabalhos voltados para a prevenção à doença. Ao todo, cerca de 10.000 preservativos e 6.000 informativos, foram distribuídos nos dois dias. No município, 1034 pessoas recebem o atendimento permanente no programa DST/Aids, sendo que neste ano foram confirmados mais 27 casos da doença, sendo 13 mulheres. Conforme o secretário de Saúde, Alberi Grando, a Aids está cada vez mais preocupante, porque sua disseminação está atingindo diferentes classes sociais e faixas etárias. "Uma vez era possível traçar um gráfico sobre a doença, agora com a disseminação em diversas faixas etárias e classes sociaiais, isso é impossível. Por esse motivo, a conscientização da população é muito importante, a prevenção tem que ser feita de uma forma ampla", completa Grando.
|
As atividades referentes ao Dia Mundial da Aids continuam durante a semana com uma palestra na próxima quinta-feira (06/12), voltada para professores das escolas municipais e estaduais. O objetivo é criar multiplicadores de informações sobre o HIV e Aids, e na sexta – feira (07/12), com uma blitz noturna, que ocorrerá entre ás 21h e 24horas.
|
Visita equipe volante
|