Dengue: secretaria de Saúde inicia programa de apoio às borracharias
A Secretaria de Saúde (SMS), através do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde, iniciou nesta semana uma campanha destinada às borracharias do município. Além das atividades educativas e de controle aos focos do mosquito da dengue (Aedes Aegypti), o núcleo ambiental intensificará as visitas em borracharias para orientar e cadastrar estes estabelecimentos, para o recolhimento de pneus.
A nova atividade visa além do combate aos focos da dengue, criar uma finalidade para os pneus velhos. A única exigência é que os borracheiros entreguem seus pneus devidamente cortados, já que este material será usado na confecção de armadilhas para o mosquito. Atualmente existem cerca de 100 armadilhas confeccionadas, e a meta é produzir 450 para atender a demanda dos locais de risco.
O maranhense e borracheiro Antonio Cardozo Magalhães, há sete anos exercendo a atividade em Passo Fundo, o programa é de extrema importância. “São através destas atividades que se pode diminuir os riscos da dengue. Por isso, considero muito importante este trabalho que além de prevenir, estimula o cidadão a colaborar”, afirma.
Conforme o coordenador do núcleo, Leandro Quaresma, o papel das borracharias na prevenção a dengue é muito importante. “Com a colaboração dos borracheiros na prevenção aos focos do mosquito, o risco do surgimento em Passo Fundo destes cairá consideravelmente, por esse motivo a secretaria faz um chamamento a estes profissionais que integrem esta frente na luta contra o mosquito”, declara o coordenador, ressaltando que “somente serão recebidos os pneus cortados no padrão necessário”.
Para informações e agendamento de visitas a borracharias, o profissional interessado deverá entrar em contato com o núcleo, pelo telefone (54) 3316 1026, ou na sede da secretaria localizada na rua Paissandu, 1052 centro.
A equipe de prevenção mobiliza borracheiros no município
Foto: Luis A. Schneiders