Município do Nordeste do Estado registra suspeita de Dengue
Giruá pequeno município do nordeste gaúcho, registrou cerca de 60 possíveis casos de Dengue. Durante a semana autoridades responsáveis divulgaram um alerta para toda o Estado. Essa é a primeira vez que um município do Rio Grande do Sul apresenta focos da doença. Até agora somente casos importados, vindos de outros estados brasileiros, foram detectados no território gaúcho.
A importância da conscientização da população no combate aos focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, se dá pelo fato de que na região casos importados já são considerados freqüentes. Um exemplo é Carazinho que teve registros no último ano. Segundo o Coordenador de Vigilância ambiental da Secretaria de Saúde de Passo Fundo, Leandro Quaresma, o município desenvolve ações permanentes no controle e prevenção de focos do mosquito. Ele afirma que o núcleo mantém 18 agentes de campo que realizam diariamente visitas em imóveis, comércios, terrenos baldios, borracharias, ferro – velhos e cemitérios.
Além deste controle, o programa que combate a dengue em Passo Fundo trabalha com armadilhas, confeccionadas para a captura do mosquito. Por esse motivo, o coordenador afirma que um novo programa será criado para aumentar a fiscalização sobre os possíveis focos do mosquito e solucionar um problema antigo, a falta de local apropriado para pneus velhos. “A secretaria iniciará em maio, a coleta de pneus nas oficinas e borracharias”, explica o Coordenador.
Com este material o número de armadilhas aumentará de 300 para 1200, expandindo a cobertura de fiscalização em todo o município. Outras informações sobre sintomas da doença ou possíveis focos do mosquito, poderão ser obtidas através do telefone 3316 1000.