Escolas das Profissões: qualificação e serviços para a comunidade

Alunas do curso de Cabeleireiro realizaram oficina prática na tarde desta sexta-feira (14), executando os ensinamentos teóricos aprendidos durante as aulas. “Estou me sentindo uma nova pessoa”, disse uma das mulheres beneficiadas com a mudança de visual oferecida gratuitamente

“Tenho cinco filhos. Ensinei todos eles a se cuidarem, mas esqueci de mim. Agora, com 70 anos, decidi que preciso olhar para mim”, disse a aposentada Brigida Andrades, moradora do bairro Petrópolis. Em uma de suas caminhadas pela avenida Rui Barbosa, na altura da Faculdade Ideau, ela observou uma das aulas do curso de Cabeleireiro oferecidas pela Prefeitura de Passo Fundo, através do programa Escola das Profissões. “Fiquei curiosa, conversei com a professora e agora estou aqui sendo muito bem tratada pela Franciele”, contou ela.

A Franciele que estava cuidando de dona Brigida é uma das alunas da qualificação promovida pela Prefeitura como ferramenta de profissionalização e inserção no mercado de trabalho. “Eu já trabalho com estes serviços de beleza, mas quando fiquei sabendo do curso que a Prefeitura daria, decidi me inscrever. Quero aprender mais sobre outros modelos de corte de cabelo e as aulas têm sido muito boas. Além da teoria nós também temos a possibilidade de praticar no dia a dia. Aqui com a dona Brigida estou aplicando uma técnica de corte curto, ajudando ela a melhorar sua autoestima”, relatou ela.

Assim como Franciele, outras pessoas estão aproveitando os cursos gratuitos para aperfeiçoarem suas técnicas ou aprenderem uma nova profissão. A instrutora da capacitação, Jaqueline Hasse, destacou que as alunas estão muito empenhadas nas atividades propostas, muitas delas prospectando os próximos passos para empreenderem. “Temos alunas que já trabalham em salões de beleza, mas precisam se aperfeiçoar, assim como também outras que precisam de uma fonte de renda e procuram essa qualificação aqui na Escola das Profissões”, observou Jaqueline, acrescentando que as oficinas são importantes para as alunas colocarem em prática os conteúdos.

É o caso da Gabriela Britto Severo e da Camila Almeida. Ambas tinham interesse na área da beleza, mas precisavam de uma oportunidade para se inserir em alguma capacitação. “Eu fiquei sabendo da Escola das Profissões por uma amiga. Me inscrevi, fui selecionada e estou gostando muito das aulas. Tenho certeza que vou terminar esse curso e conseguir espaço no mercado de trabalho. Minha vontade é fazer novos cursos e continuar aprendendo”, argumentou Camila. “Certamente é uma grande oportunidade. As pessoas precisar aproveitar que a Prefeitura está promovendo estas ações e participar, porque a gente precisa desse auxílio”, complementou Gabriela.

Ouvindo as orientações dadas à Franciele pela instrutora, dona Brigida sorria enquanto tinha o cabelo cortado. “É maravilhoso esse curso e essa oportunidade. Essa tarde está me fazendo muito bem, toda essa atenção e o cuidado que elas estão tendo comigo me deixam feliz. Aprovo muito essa iniciativa da Prefeitura e com certeza a Franciele vai ser uma ótima profissional”, resumiu ela.

A Escola das Profissões é o programa da Prefeitura criado para promover a qualificação profissional e contribuir com o aumento da empregabilidade dos passo-fundenses. A estimativa da coordenação do programa é de que, ainda neste segundo semestre de 2022, mais de 50 capacitações gratuitas sejam promovidas. Os cursos são divididos em três eixos: o “Profissionais do Futuro”, destinado ao desenvolvimento de habilidades como línguas e o desenvolvimento de tecnologias sociais; o “Qualific@REE”, que incentiva o empreendedorismo.