Passo Fundo avança para a 6ª maior economia do Estado

Ranking foi divulgado nesta sexta-feira (16) pelo governo estadual. O município se destaca, ainda, no setor de serviços, ocupando o quarto lugar entre as cidades que apostam na atividade

Passo Fundo avançou da 7ª para a 6ª posição no ranking das maiores economias do Rio Grande do Sul, ultrapassando R$ 10 bilhões em Produto Interno Bruto (PIB). A pesquisa foi divulgada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (16) e realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondendo ao ano de 2020. O município se destaca, ainda, na lista das cidades com maior desempenho no setor de serviços, ocupando o quarto lugar.

Para o prefeito, Pedro Almeida, o diagnóstico demonstra que a economia de Passo Fundo vem sendo estimulada em um processo contínuo, baseado na criação de oportunidades focadas no desenvolvimento. “Defendo que o desenvolvimento econômico é a área que puxa todas as outras. Ter uma economia forte é essencial para que consigamos atender as demais áreas. É por isso que trabalhamos muito para fomentar cada vez mais a economia. A elevação do PIB aponta que a cidade vem mantendo uma sequência histórica e tenho a convicção de que os programas criados pela gestão municipal nos últimos dois anos foram acertados para que mantenhamos este ritmo”, considera.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, atribui o crescimento de Passo Fundo no ranking das potências do Estado à diversidade da matriz econômica. “Passo Fundo é uma cidade com economia diversificada: comércio, serviços de saúde e educação aliados ao agronegócio fazem um município singular”, destaca.

Diante da variedade econômica, um dos setores de notoriedade é o de serviços. Os 10 municípios de maior PIB concentraram 40,4% do total do Estado e possuem esta atividade como a principal. Nesta área, Passo Fundo ocupa a quarta posição, sucedendo somente de Porto Alegre, Caxias do Sul e Canoas.

Com iniciativas implementadas de 2021 para cá, tendo em vista o cenário econômico após a pandemia, o governo municipal pretende seguir em crescimento com o apoio a negócios, atração de investimentos e ações que promovam a qualidade vida da população. “Estamos felizes pela sexta posição no Estado e com nossas políticas públicas de fomento ao desenvolvimento. Com as ações do Acelera Passo Fundo, Café com Emprego e Escola das Profissões, estamos confiantes que nossa cidade tem muito mais a avançar”, enfatiza Diorges.

Ranking das maiores economias do Estado
1 Porto Alegre
2 Caxias do Sul