Prefeito Pedro visita espaço que abrigará a Escola das Profissões

No local, serão oferecidos cursos profissionalizantes em diferentes áreas de formação. Objetivo é capacitar e qualificar os passo-fundenses para o mercado formal de trabalho, ampliando as oportunidades de inserção nas empresas, além de promover ações de empreendedorismo

Emancipar os cidadãos, garantindo acesso a políticas públicas que ofereçam condições de emprego e renda, é um dos desafios do novo programa do governo Pedro Almeida, que terá as atividades iniciadas no segundo semestre. Amplamente discutida pela Administração Municipal desde o segundo semestre de 2021, a Escola das Profissões será um centro de formação profissional e de qualificação para o mercado formal de trabalho, através da oferta de cursos em diferentes setores produtivos e do incentivo ao empreendedorismo individual.

Nesta quarta-feira (29), durante as atividades da Semana do Desenvolvimento Econômico, o prefeito fez uma visita técnica ao espaço que abrigará o programa. Situado próximo à Estação Rodoviária, o prédio recebeu melhorias estruturais para comportar os futuros alunos e instrutores. “A Escola das Profissões é reflexo de uma demanda por trabalhadores capacitados para o mercado de trabalho. Esta já era uma realidade manifestada pelas empresas, mas que tornou-se ainda mais evidente a partir da promoção do nosso Café com Emprego: observamos que muitas vagas oferecidas acabam não sendo preenchidas por falta de mão-de-obra qualificada. Precisamos construir alternativas para equacionar este problema”, afirma Pedro.

Acompanhado do secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira; e do secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Diorges Oliveira, o prefeito reforçou ainda o compromisso do programa com a multiplicação de ações pensadas para enfrentar as desigualdades sociais. “A Escola das Profissões é uma porta de entrada para o futuro, porque além da qualificação para o trabalho, os participantes terão acesso também a projetos educacionais e a outros serviços públicos que vão estimular o desenvolvimento econômico e social”, defende o chefe do Executivo.

Ainda durante a visita ao local que receberá os cursos no segundo semestre, o prefeito destacou que o entorno do prédio será revitalizado para aumentar a segurança na região, com a melhoria no sistema de iluminação pública e instalação de câmeras de videomonitoramento. Também estão previstas obras de recuperação no Largo da Literatura, com a manutenção do espaço público para garantir mais conforto para quem utilizar o local.

Novas oportunidades
Para o secretário da SDE, com a Escola das Profissões será possível formar profissionais qualificados para atuar nos diferentes setores produtivos. “Há vagas de trabalho disponíveis nas áreas da construção civil, têxtil, metal-mecânico e na prestação de serviços. Mas, as empresas precisam de pessoas capacitadas para serem inseridas. Por isso, acreditamos muito neste novo programa”, argumenta Oliveira.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explica que a Escola das Profissões está alicerçada em três eixos centrais de formação: Profissionais do Futuro, QualificaRee e UpDate. “Enquanto que no Eixo QualificaRee serão desenvolvidas propostas de trabalho com o propósito de fomentar diferentes competências profissionais,no Profissionais do Futuro, serão desenvolvidas atividades envolvendo áreas tecnologia digitais e de prototipação, linguagens e programação, empreendedorismo e inovação para alunos da educação básica, por exemplo”, antecipa Teixeira, acrescentando que, por semestre, poderão ser oferecidas, em média, 2.000 vagas nos três eixos de qualificação.

Convênio com o SENAI
Ainda durante esta quarta-feira (29), o prefeito Pedro assinou, ao lado do gerente de operações do SENAI, Leandro Pino, um convênio entre o Município e a instituição para a oferta de cursos técnicos de qualificação nas áreas de metal-mecânica, construção civil, têxtil e mecânica pesada, a partir do mês de agosto. “O SENAI é uma das entidades parceiras da Escola das Profissões e vai contribuir muito para o crescimento do nosso projeto”, disse Pedro.

O prefeito aproveitou a oportunidade para visitar as instalações do SENAI e dialogar com alunos e instrutores sobre o mercado de trabalho e ao acesso às vagas disponíveis, além de divulgar a 4ª edição do Café com Emprego, que ocorre nesta quinta-feira (30), das 8h às 14h, no Clube Juvenil.