Café com Emprego reuniu cerca de 800 pessoas nesta quinta-feira (30)

O venezuelo Saul David Castaneda (43) está há dois anos e meio em Passo Fundo. Ele veio para cá em busca de oportunidade, e, pelo mesmo motivo, participou do Café com Emprego […]

O venezuelo Saul David Castaneda (43) está há dois anos e meio em Passo Fundo. Ele veio para cá em busca de oportunidade, e, pelo mesmo motivo, participou do Café com Emprego realizado pela Prefeitura nesta quinta-feira (30). “Agora, como muitos brasileiros, eu estou desempregado e procurando um trabalho para ter mais renda para sustentar a família e ter uma vida com melhor qualidade. Essa atividade é muito importante para que encontremos um bom emprego”, contou.

Assim como Saul, cerca de 800 pessoas estiveram no Clube Juvenil entre as 8h e 14h. No local, 21 empresas e 7 entidades disponibilizaram mais de 870 vagas diretas. A partir de um material gráfico entregue na porta de entrada, os participantes identificaram os empregos que estavam sendo oferecidos e foram guiados até os cadastros e entrevistas.

O prefeito, Pedro Almeida, conversou com quem passou pelo evento. “Quero parabenizar quem não perdeu a chance e veio até aqui. Essa é uma das mais importantes iniciativas dentro do programa Acelera Passo Fundo e que, com certeza, faz a diferença. Eu acredito que a oportunidade de trabalho é o melhor programa social que podemos desenvolver, porque é um compromisso social e promove autonomia e condições para que as pessoas consigam melhorar suas vidas”, disse.

O prefeito também enfatizou as ações da Prefeitura que objetivam a geração de emprego e renda para a população. Uma delas é a Escola das Profissões, que foi apresentada nessa quarta-feira (29) e  contará com muitos cursos gratuitos à população. “O Café com Emprego foi uma das primeiras iniciativas do nosso governo, pensando na recuperação econômica pós-pandemia. A partir dele, verificamos a necessidade da capacitação profissional, pois, muitas vezes, as empresas têm vagas e não conseguem preencher pela falta da mão de obra qualificada. Sendo assim, nós criamos a Escola das Profissões e assinamos um convênio com o Senai para disponibilizar dezenas de cursos que vão possibilitar a formação sem custar nada para as pessoas”, afirmou, enfatizando que as aulas terão início neste segundo semestre de 2022 e a Prefeitura informará, em breve, o processo de inscrições.

O incentivo ao ingresso no mercado de trabalho formal já se consolidou como uma marca do governo municipal. O Café com Emprego é uma alternativa de conexão entre as pessoas que estão em busca de trabalho e as empresas com vagas abertas. Somando as três edições anteriores, que foram divididas entre o público geral e estágios e primeiro emprego, cerca de 500 pessoas foram contratadas.

Andrigo Veiga Mateus (42) participou da quarta edição e espera estar entre as próximas efetivadas. “Quero trabalhar e ter um emprego fixo. Encontrei vários serviços bons aqui no Café e fico torcendo para algum dar certo”, comentou.

Avaliação positiva
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, o evento teve muitos resultados positivos. Um deles foi o envolvimento regional. “Cinco empresas de cidades vizinhas estiveram no Juvenil ampliando o seu banco de dados. Essa participação foi muito importante porque mostra a dimensão do evento. Além disso, a mão de obra é uma demanda de todos os municípios, e as empresas estão vindo buscar em Passo Fundo”, considerou.

Ainda conforme Diorges, foi possível notar a capacitação dos participantes para a ocupação das vagas. “Percebemos também um público mais qualificado, o que pode gerar uma empregabilidade maior. Agora, os currículos serão analisados pelas empresas”, ponderou.

Fotos: Michel Sanderi