Mais de 1.100 jovens passaram pelo Café com Emprego

Terceira edição do programa foi destinada aos jovens de 14 a 24 anos, disponibilizando 530 vagas para primeiro emprego, estágio e menor aprendiz e 400 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Dar oportunidades aos jovens que estão iniciando no mercado de trabalho foi o objetivo da Prefeitura de Passo Fundo na terceira edição do programa Café com Emprego. O evento foi realizado nesta terça-feira (15), no Clube Juvenil, conectando pessoas de 14 a 24 anos ao primeiro emprego, vagas de estágio, menor aprendiz e cursos profissionalizantes gratuitos. Ao todo, mais de 1.100 jovens passaram pelo local.

Valéria, de 21 anos, buscou no programa uma oportunidade para o primeiro emprego. Ela realizou o cadastro, conversou com três empresas e aguarda ser chamada. “Achei a iniciativa muito boa porque conseguir o primeiro emprego é difícil. O evento ficou reservado aos jovens, oportunizando este público. Como as outras edições foram para todas as pessoas com mais de 18 anos, compareciam as com mais experiência. E, agora, nós, que estamos buscando iniciar a trajetória, temos uma chance maior”, disse.

Acompanhando de perto a terceira edição do Café com Emprego, o prefeito, Pedro Almeida, salientou a importância de o Município incentivar e apoiar os jovens. “Nesta edição, nós levamos possibilidades aos jovens que estão começando a pensar na sua carreira profissional, estabelecendo uma conexão entre eles e as empresas e entidades parceiras. O Café com Emprego é um programa que foi realizado pela primeira vez no ano passado para ajudar pessoas que estão em busca de trabalho e que já se consolidou nesta proposta, viabilizando o ingresso de 500 pessoas no mercado. Queremos seguir com a iniciativa para mais públicos, como também já fizemos com os imigrantes e para as pessoas com deficiência”, considerou.

Além de 530 vagas para primeiro emprego, estágio e menor aprendiz, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, as entidades parceiras da iniciativa disponibilizaram 400 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos. “São cursos de capacitação em diversas áreas e que significam um importante passo para a formação profissional dos jovens”, menciona, enfatizando que, no local, também foram realizadas inscrições para a conclusão do Ensino Médio a partir do EJA.

Entidades e empresas parceiras

Muitas entidades e empresas se somaram à terceira edição do Café Com Emprego. Entre elas: 7ª CRE, CIEE, Sine, Ifsul, Senac, Senai, Sim, CDL, Acisa, Instituto Mix, Microlins, Disfonte, Grazziotin, Farmácias São João, GSI, Zaffari, Castor e JBS.

Fotos: Michel Sanderi