Projetos de fomento à cadeia do agronegócio e agroenergia são discutidos em reunião na Prefeitura com o TECNOAGRO

Encontro entre a Diretoria do TecnoAgro e o prefeito Pedro Almeida, tratou sobre o avanço das pautas trabalhadas pela entidade, instalada em Passo Fundo em 2021 contando com o apoio e a participação de diferentes entidades e instituições locais

Incentivar o desenvolvimento de projetos vinculados à cadeia do agronegócio e da agroenergia, estimulando a participação e a interação de diferentes entidades e instituições de Passo Fundo, tem sido um dos objetivos principais da Associação Parque Tecnológico do Agronegócio e da Agroenergia - TecnoAgro. Instalado no município em 2021, a partir de uma série de mobilizações envolvendo o Poder Executivo, a Câmara de Vereadores, empreendimentos do agronegócio e instituições de ensino e pesquisa, o TecnoAgro ocupa-se da transferência de tecnologias que tenham reflexos no fomento econômico regional destes setores.

Durante a tarde desta sexta-feira (19), o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, recebeu o diretor técnico do TecnoAgro, Fernando Pilotto, e o diretor presidente, Evandro Martins, para discutir os projetos e programas inseridos na plataforma da Associação. De acordo com o prefeito, toda a cadeia do agronegócio e da agroenergia pode ser beneficiada com as iniciativas da Associação, uma vez que elas consolidam tecnologias e promovem o compartilhamento de experiências. “A soma de esforços das entidades e instituições públicas e privadas é fundamental para que tenhamos progressos sustentáveis e duradouros. O TecnoAgro tem feito um debate muito significativo e a Prefeitura está ao lado desta iniciativa, que se converte também em um instrumento para o crescimento da economia”, ponderou Pedro.

O prefeito destacou que os assuntos trazidos pelo TecnoAgro terão espaço para serem debatidos também junto a Secretaria Municipal de Inovação, que tratará destas questões a partir de uma perspectiva transversal. “A criação desta Secretaria responde a essa necessidade. Estamos muito otimistas com o potencial de trabalho em inovação e empreendedorismo que será provocado pela pasta”, observou o chefe do Executivo.

Durante a reunião, Pilotto apresentou todos os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Associação, especialmente, nas áreas da energia renovável, bioinsumos, conectividade, cultivares de inverno, robótica e automação. Relatou, ainda, que o TecnoAgro cresce a cada dia com a chegada de novas empresas e projetos em benefício do agronegócio de Passo Fundo e da região.