Café com Emprego inclui mais de 130 jovens no mercado de trabalho

Iniciativa promovida pela Prefeitura criou oportunidades para que jovens entre 14 e 24 anos encaminhassem currículos e participassem de entrevistas de estágios e primeiro emprego. Em três edições, projeto já inseriu mais de 400 pessoas no mercado formal de trabalho

Experiência profissional se adquire com oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Por isso, na 3ª edição do projeto Café com Emprego, a Prefeitura de Passo Fundo estimulou a participação de jovens entre 14 e 24 anos, aproximando este público das empresas e instituições com vagas abertas para programas de estágio e primeiro emprego. Realizado no dia 15 de março, o Café contou com a participação de 1.100 pessoas, direcionadas para as entrevistas e apresentações nos estandes dos órgãos parceiros da Administração no evento.

Um levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) mostra que, entre a realização do evento até o dia 25 de março, 132 jovens já haviam sido contratados por meio do projeto. “É um número expressivo que demonstra o quanto o Café com Emprego vem se consolidando como uma excelente iniciativa de aproximação entre empresas, entidades e instituições e o público que está procurando emprego. Nesta terceira edição, o foco foi nos jovens e ficamos muito satisfeitos com o envolvimento e o interesse deles em obter uma vaga no mercado formal de trabalho”, avaliou o secretário da pasta, Diorges Oliveira.

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, acredita que as três edições do Café com Emprego refletem também um cenário de otimismo em relação ao desenvolvimento econômico do município. “Trabalhamos bastante neste projeto por entendermos que ele poderia ser um vetor para a geração de emprego e renda, o que acabou se confirmando. Em três edições, tivemos centenas de pessoas contratadas em diferentes setores produtivos. Isso nos mostra que há espaço para o crescimento e que é necessário haver estímulos por parte do Poder Público”, analisou.

Pedro ainda reforçou que a iniciativa de realizar uma edição do projeto focada nos jovens mostrou-se válida. “É preciso garantir oportunidades aos jovens, motivá-los com novas possibilidades de desenvolvimento pessoal e coletivo e aproximá-los de empresas e instituições que podem abrir caminhos profissionais. Foi muito animador visualizar como a juventude tem disposição para aprender e vontade de fazer acontecer”, ponderou o prefeito.

Oportunidades de profissionalização
Além da oferta de vagas para estágios e ingresso no mercado de trabalho por meio de iniciativas como o Jovem Aprendiz e o Meu Primeiro Emprego, esta edição do projeto desenvolvido pela Prefeitura também ofereceu cursos técnicos e de profissionalização aos jovens. Segundo Oliveira, instituições parceiras como o Senai, a Escola João De Césaro, o Instituto Mix, o IFSul e a Microlins  puderam apresentar aos participantes suas ofertas de qualificação. Nestes serviços, conforme os dados da SDE, 92 jovens se matricularam para participar dos cursos de profissionalização.

A gestora de Recursos Humanos da empresa Castor Sul, Ana Oliveira, acompanhou diversas entrevistas e recebeu muitos currículos no dia do Café com Emprego. “Muitos jovens fizeram este movimento pela primeira vez, então havia um certo nervosismo e uma ansiedade da parte deles. Mas, com uma boa conversa fomos percebendo o quanto eles tem entusiasmo. E isso é uma característica importante no mercado de trabalho”, destacou ela.

Ana comentou ainda que a empresa trabalha com uma política interna de estágios e programas de Menor Aprendiz que busca incentivar não apenas a formação profissional, mas também a responsabilidade com os estudos. “Essa relação é importante para a empresa, porque faz a diferença na vida dos nossos estagiários”, reiterou ela, observando que o Café com Emprego é uma ação fundamental para o fomento do mercado de trabalho.

Fotos: Michel Sanderi