Prefeitura abre inscrições para 17 cursos gratuitos da Escola das Profissões

A Prefeitura de Passo Fundo abriu, nesta sexta-feira (24), as inscrições para 17 cursos gratuitos da Escola das Profissões. Ao todo, são 400 vagas para capacitação profissional em diversas áreas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 1 de março pelo site http://eprof.educapf.org.

O prefeito Pedro Almeida destaca que a Escola das Profissões é uma oportunidade para quem pretende se qualificar e se soma a outras iniciativas da Prefeitura que têm o objetivo de melhorar a vida das pessoas. “A Escola das Profissões oportuniza aos passo-fundenses a capacitação gratuita em diversas áreas a fim de que elas acessem uma vaga ou tenham condições de iniciar o seu próprio negócio. Quando falamos em criar oportunidades, profissionalizar as pessoas é fundamental para que consigamos atender às demandas das empresas do município por mão de obra qualificada, fator que sentimos durante o Café com Emprego”, afirma.

Justamente por ter como objetivo empregar os passo-fundenses, a Escola das Profissões passou por uma reformulação quanto à seleção dos alunos. Antes, as vagas abertas para os cursos eram preenchidas por ordem de inscrição. A partir de agora, outros critérios, obtidos pela inscrição, são considerados a fim de garantir que realizem as atividades as pessoas que utilizarão a capacitação profissional gratuita com a pretensão de se inserir no mercado de trabalho ou empreender.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira, há sobra de vagas nas empresas, instituições e entidades em Passo Fundo, provocada pela falta de capacitação técnica. Na última edição do programa Café com Emprego, realizada pela Prefeitura em dezembro de 2022, haviam mais de 700 vagas sendo ofertadas, mas o número de candidatos aptos a preenchê-las não chegou a 20%. “Os recrutadores das empresas parceiras do Café apontam que falta preparação e qualificação aos candidatos. As pessoas chegam para procurar emprego sem nenhum tipo de formação profissional, o que impede o acesso ao mercado formal de trabalho. E nós criamos a Escola das Profissões justamente para reduzir essa lacuna entre quem contrata e quem precisa de emprego”, defendeu.

Cursos gratuitos com inscrições abertas
Assistente Logística / noite
Atendimento ao Cliente / noite
Costura I / manhã ou tarde
Costura II / noite
Gastronomia I / tarde
Gastronomia II / tarde
Gestão de Mídias Digitais / noite
Edição de Imagens / noite
Informática Básica / noite
Elaboração de Planilhas / noite
Editor-chefe de Texto / noite
Elaboração de Apresentações / noite
Inglês / manhã
Maquiagem I / noite
Maquiagem II / noite
Recepcionista / noite
Hotelaria / noite

Mais informações
No site das inscrições (http://eprof.educapf.org), é possível conferir as informações de todos os cursos com inscrições abertas, como número de vagas, turno das atividades e período de realização.