Prefeito Pedro Almeida anuncia incentivo financeiro para feiras de negócios

A Prefeitura publicará um edital de chamamento público de apoio a eventos promovidos por entidades empresariais

O prefeito, Pedro Almeida, anunciou, na manhã desta segunda-feira (27), um importante apoio para as feiras de negócios realizadas na cidade: a Prefeitura viabilizará um incentivo financeiro aos eventos promovidos por entidades empresariais. A iniciativa foi a primeira ação apresentada durante a Semana do Desenvolvimento do Município, que seguirá até sexta-feira, 1 de julho.

Conforme o prefeito, essa é mais uma articulação dentro do programa Acelera Passo Fundo e que deverá impulsionar novos investimentos. “Queremos estar ao lado das entidades e ajudar a construir os eventos como a Liquidapasso, a Feitech e Construimóveis. Somos parceiros para que eles sejam, cada vez mais, fortalecidos. As feiras movimentam a economia e contribuem com a potencialização do emprego e da renda”, disse.

O secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira, destacou que um edital de chamamento público de apoio às feiras de negócio será publicado pelo Município para a participação das entidades. “Estamos criando uma política pública de apoio com incentivo financeiro para fortalecer o empreendorismo, que já é uma marca da cidade”, enfatizou.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa), Cássio Roberto Gonçalves, a união de forças resulta em avanços para toda a cidade. A entidade realizará, em setembro deste ano, a primeira edição da Feitech. “Esse apoio construirá pontes para que possamos trazer mais inovações e fomentar a geração de emprego e renda e o desenvolvimento de Passo Fundo. Nós falamos de uma cidade com muito potencial, e, com a Feitech, nós queremos inovar e conectar toda a cadeia e os negócios para que a cidade possa convergir para o mesmo sentido”, considerou.

Falando sobre Desenvolvimento
O Acelera Passo Fundo foi o primeiro programa implementado pelo atual governo municipal, evidenciando a preocupação com a retomada econômica durante e após a pandemia. Os seus desdobramentos têm como objetivos estimular o desenvolvimento da cidade, facilitar processos para empresas e gerar postos de trabalho aos passo-fundenses. “Desde o início da nossa gestão, procuramos apoiar a Secretaria de Desenvolvimento porque a consideramos vital para todas as conquistas nas demais áreas da cidade. No ano passado, ocupamos a quarta posição entre os municípios gaúchos que mais geraram empregos, número que mostra que todos os esforços impactaram na vida dos cidadãos. Além de diminuirmos as burocracias para quem quer empreender, criamos o Café com Emprego, ligando as pessoas às empresas”, avaliou o prefeito, Pedro Almeida.

A Semana do Desenvolvimento está sendo realizada pela Prefeitura para dialogar com a população sobre as ações já criadas e também para apresentar novas iniciativas. Até sexta-feira, diversas atividades serão desenvolvidas.

Entre as ações, está a quarta edição do Café Com Emprego, que acontecerá na quinta-feira (30), das 8h às 14h, no Clube Juvenil. De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira, serão oferecidas cerca de 800 vagas, nos mais variados setores. “O Café com Emprego tomou uma grande dimensão, já empregando cerca de 500 pessoas. Essa edição será regional, com a participação de empresas de fora, que estão vindo a Passo Fundo para oferecer empregos. Essa é uma política pública que estamos tratando com muito cuidado e responsabilidade”, ponderou.

Na Semana do Desenvolvimento, também se destaca a assinatura de um contrato entre a Prefeitura e o Senai, na quarta-feira (29), para a implementação da Escola das Profissões. Segundo o prefeito, a escola deverá entrar em funcionamento no mês de agosto com o oferecimento de mais de 100 cursos gratuitos para a população. “Sentimos essa necessidade de profissionalizarmos os passo-fundenses para que eles tenham mais oportunidades e para que as empresas garantam aqui a mão e obra qualificada. Então, essa é mais uma iniciativa que vai trazer muitos resultados positivos”, adiantou.

Fotos; Michel Sanderi