Com incentivo da Prefeitura, feiras de negócio registraram marcas expressivas

Em uma iniciativa inédita e com foco no desenvolvimento de Passo Fundo, a Prefeitura realizou um incentivo financeiro para a Liquidapasso, Construimóveis e Feitech

A partir de uma iniciativa inédita da Prefeitura, três importantes feiras de negócios foram realizadas e somaram importantes resultados econômicos para a cidade. Contando com o primeiro edital de incentivo financeiro aberto pelo Município, a Liquidapasso e a Construimóveis atingiram marcas expressivas, enquanto a Feitech foi realizada pela primeira vez e potencializou o setor da inovação.

Conforme o prefeito, Pedro Almeida, a medida foi incluída no programa Acelera Passo Fundo a fim de impulsionar a economia de Passo Fundo em um momento de pós-pandemia. “Esse é um modelo de apoio que funcionou, e os números apresentados pelas entidades reforçam isso. Queremos colaborar e estar junto pensando no desenvolvimento da cidade, no apoio às entidades e empresas e na geração de emprego e renda”, disse.

O primeiro edital de incentivo financeiro foi anunciado em julho deste ano, durante a Semana do Desenvolvimento do Município. Um processo de chamamento público de apoio foi efetivado, contando com a participação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associal Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) e Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário  (Sinduscon), que promoveram a Liquidapasso, a Feitech e Construimóveis, respectivamente.

Em reunião realizada com o prefeito na última sexta-feira (21), o presidente da CDL, Fernando de Carli, enfatizou que a Liquidapasso 2020 registrou uma participação de empresas duas vezes maior que a média das edições anteriores: foram 900 estabelecimentos mobilizados. “Tivemos um sucesso perante os associados e clientes, conforme uma pesquisa que realizamos. Queremos agradecer ao Município por essa parceria e investimento, que retorna para a cidade. Campanhas como essa são necessárias em uma volta pós-pandemia para gerar rentabilidade e crescimento para as empresas”, considerou.

As expectativas superadas também fizeram parte da Construimóveis 2022 – Construindo um futuro tecno-sustentável. Depois de 10 dias de feira e a continuidade de negociações futuras, o evento ultrapassou a meta e alcançou R$ 160 milhões em negócios e um público de cerca de 20 mil pessoas.

O presidente do Sinduscon Passo Fundo e Região, empresário Cristiano Basso, lembrou a característica que marca o setor na nossa região. “Estamos entre as três cidades que mais constroem no estado. E não tem como falar disso sem lembrar que com a construção aumenta o emprego formal, a venda de insumos por parte dos fornecedores e representantes, cresce o trabalho e renda dos profissionais prestadores de serviços, aumenta a arrecadação de estado e município, amplia as ofertas de negócios para os corretores, enfim, movimenta toda uma cadeia produtiva que vai muito além de construtoras e fábricas de móveis”, avaliou.

Já a primeira edição da Feitech, que durou 4 dias, compreendeu 60 palestras e painéis, 124 palestrantes e painelistas e 60 empresas expositoras com foco em tecnologia, inovação e negócios. Passaram por ela mais de cinco mil pessoas.

O coordenador da feira, Evandro Silva, reitera que o evento foi um sucesso “Tivemos muito sucesso pelo público visitante e pelas empresas e instituições que aderiram à iniciativa de termos em Passo Fundo uma feira regional que, além da exposição de inovação e tecnologia, também trouxe diversos palestrantes e painelistas das mais diversas áreas para contribuir com conhecimento e experiências”, mencionou.

Para ele, a parceria com o poder público foi fundamental para a realização de um evento desse porte. “Destacamos que é uma feira sem custo para o acesso dos visitantes, tanto para entrar na feira como para participar das palestras. E isso só foi possível devido ao aporte financeiro oriundo do Município, que também teve suma importância no desenvolvimento da feira com a curadoria de conteúdo e o envolvimento de várias secretarias”, acrescentou.