Prefeitura apresenta projeto para elaboração do ‘Radar do Turismo’ e destaca potenciais de investimentos e incentivo ao setor

Projeto será executado pelo Município e pelo Sebrae-RS, apresentando perspectivas para a atração de novos empreendimentos e projetos. Entre as iniciativas estão a potencialização do Complexo Turístico da Roselândia e o desenvolvimento de políticas públicas de estímulo a diferentes iniciativas turísticas

Promover o turismo e suas potencialidades, tão importante para a economia local está entre os objetivos da construção de um plano envolvendo perspectivas de fomento ao setor. O projeto Radar do Turismo, um dos produtos adquiridos pela Prefeitura de Passo Fundo com o Sebrae-RS, foi apresentado pelo prefeito, Pedro Almeida, durante a tarde desta quarta-feira (03), às entidades de classe, empresários locais e demais organizações que serão beneficiadas com a iniciativa.

Conforme o prefeito, a identificação do cenário atual do turismo no município e as possibilidades de expansão e crescimento da atividade são variáveis importantes que vão compor o documento que será elaborado pelo Sebrae-RS. “Firmamos este convênio para podermos mapear quais projetos estão sendo realizados hoje e de que maneira o Poder Público pode incentivar e fomentar avanços. É um estudo que leva em consideração diversos contextos para apresentar caminhos possíveis de serem construídos”, avaliou Pedro.

Entre as iniciativas destacadas, afirmou o chefe do Executivo, está a revitalização e o reposicionamento do Complexo Turístico da Roselândia. Segundo ele, a Roselândia é uma região reconhecida por abrigar, além do Parque de Rodeios, também clubes sociais, kartódromo, áreas residenciais e de recursos naturais que podem ser utilizados para expandir as atividades existentes no espaço, fortalecendo o local como pólo de atração turística. “Este é um investimento importante para o desenvolvimento de novas atividades econômicas. Por isso, nós já estamos trabalhando na realização de obras de infraestrutura e melhorias que vão dar mais sustentabilidade a projetos futuros”, explicou o prefeito.

Com o convênio feito entre a Prefeitura e o Sebrae-RS, assegurou Pedro, será possível ao Município construir planejamentos de curto, médio e longo prazos para ações focadas em programas de expansão do turismo. A apresentação dos projetos, que contemplam ainda a construção do Plano Municipal do Turismo, ocorreu na sede da Acisa e integra as programações alusivas ao aniversário de 165 anos de Passo Fundo.

Complexo Turístico da Roselândia
O secretário de Planejamento, Giezi Schneider, complementou que, em função de sua relevância, a Roselândia foi contemplada pelo Governo do Estado no programa Avançar no Turismo. Com R$ 3 milhões de recursos estaduais e R$ 2,4 milhões de contrapartida do Município, a Avenida Araucária, que dá acesso ao complexo, será revitalizada em uma extensão de 2,1 quilômetros.

As obras contemplarão drenagem, pavimentação asfáltica, implantação de ciclofaixa sinalizada e de um caminhódromo no canteiro central, além de nova iluminação e paisagismo. “A obra qualificará essa importante via para a comunidade que já reside ali e para as pessoas que utilizam os clubes e outros espaços de lazer e turismo disponíveis. Também melhorará o acesso ao distrito de São Roque e potencializará a atratividade da região para futuros empreendimentos”, mencionou.

Ainda, a Prefeitura confirmou investimentos na revitalização do Parque de Rodeios, com recuperação da estrutura interna e dos acessos principais e secundários, além da reforma dos banheiros, novo cercado e doca para descarga dos animais e melhorias das instalações administrativas.

Potencial para o desenvolvimento
Ao falar sobre o Radar do Turismo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, reforçou que o documento cumpre um importante papel de auxiliar o Município na tomada de decisões propositivas para o incentivo ao setor turístico em Passo Fundo. “Esse é um instrumento fundamental para a inclusão de Passo Fundo em políticas públicas que permitam o repasse de recursos governamentais, sobretudo, do Ministério do Turismo. Com o Radar, poderemos reforçar os potenciais do município a partir de um levantamento que considera o mapeamento dos atrativos turísticos, a infraestrutura e os serviços disponíveis. As informações também serão utilizadas para qualificação do setor com o fortalecimento da rede existente e a atração de novos investimentos”, apontou.

O secretário comentou ainda que o Sebrae-RS tem experiência em ajudar as prefeituras a visualizarem as potencialidades do turismo. “Este vai ser um empenho coletivo, que conta com o poder público, entidades e empresários”, argumentou Oliveira. Para a diretora do Sebrae-RS, Silvana Conterato Berguemmaier, a parceria entre a instituição e o Município será importante para mostrar as potencialidades turísticas que podem ser exploradas para fomentar o desenvolvimento do setor.

Durante a atividade, a especialista em Competitividade Setorial do Turismo do Sebrae-RS, Amanda Bonotto Hoffmann Paim, fez uma apresentação sobre o plano de atividades que será desenvolvido.