Em cinco edições, iniciativa da Administração Municipal contribuiu para que centenas de pessoas se reposicionassem do mercado de trabalho, aproximando quem procura emprego das empresas com vagas disponíveis. Além disso, programa também estimula a busca pela qualificação profissional, através de outra ação da Prefeitura: a Escola das Profissões
![](https://www.pmpf.rs.gov.br/secretaria-de-desenvolvimento-economico/wp-content/uploads/sites/27/2022/12/IMG00517-scaled-300x200.jpg)
Foi pensando em conectar pessoas que precisam se inserir no mercado de trabalho a empresas com vagas disponíveis que a Prefeitura de Passo Fundo criou, em 2021, o programa Café com Emprego. Em cinco edições, a iniciativa, que é uma marca da atual gestão municipal, já viabilizou a contratação de mais de 600 pessoas.
Conforme o prefeito, Pedro Almeida, mais do que um dado, o número de pessoas contratadas representa um compromisso do governo com a criação de oportunidades para os passo-fundenses. “O trabalho é a mais efetiva política pública que podemos implementar. Fizemos a primeira edição do Café com Emprego em um momento de pós-pandemia, tendo em vista o reposicionamento da população no mercado de trabalho formal e, desde então, estamos sempre adaptando o formato de acordo com as metas e os resultados obtidos. Hoje, a partir do programa, mais de 600 pessoas têm carteira assinada e garantem renda para a família em casa”, afirma.
A última edição do Café com Emprego, realizada em dezembro, contou com um diferencial: tiveram preferência as pessoas que passaram pelos cursos gratuitos da Escola das Profissões. Esta foi uma maneira de valorizar os quase 40 cursos de capacitação disponibilizados pela Prefeitura desde o mês de agosto e os mais de mil alunos que passaram por eles a fim de se profissionalizar.
A Madalena Alves encontrou no Café com Emprego vaga para auxiliar de padaria, área em que se capacitou na Escola das Profissões. Hoje, ela está finalizando o processo de admissão no Atacarejo Compre Bem, empresa parceira da Prefeitura. “Na Escola das Profissões, fiz o curso de doces e salgados entre os meses de outubro e novembro e hoje também concluí o básico de padaria. Eu tinha um conhecimento e fiz para reciclar porque quero, futuramente, empreender. Como estava desempregada, participei do Café com Emprego e consegui um trabalho. Agora, estou em processo de contratação e minha documentação já está toda com a empresa”, relata, enfatizando que pretende organizar os horários para realizar outros cursos e seguir se capacitando.
A relação entre o Café com Emprego e a Escola das Profissões vai além da preferência para os alunos na conquista de vagas. O secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira, explica que a Escola das Profissões é uma iniciativa articulada durante a realização do Café com Emprego. “Logo na primeira edição do Café com Emprego, identificamos que havia centenas de vagas disponibilizadas, mas faltava a capacitação do público para atender aos requisitos. A Escola das Profissões veio para suprir estas lacunas, profissionalizando as pessoas em diferentes áreas”, declara.
Esta sintonia tem gerado resultados positivos para a população, contribuindo diretamente com a geração de emprego e renda. “Nós apostamos nestes dois programas para que mais pessoas conquistem um espaço no mercado de trabalho e estejam dispostas a se capacitar. Neste ano, Passo Fundo foi o quarto município gaúcho que mais gerou empregos e queremos continuar avançando para garantir que a população possa se emancipar e tenha melhor qualidade de vida”, pontua o prefeito.