Prefeitura promove ações dedicadas ao empreendedorismo, à inovação e ao fomento econômico

Atividades da Semana de Desenvolvimento Econômico vão promover o debate sobre a geração de emprego e renda, estímulo ao setor produtivo e também ampliar o acesso ao mercado de trabalho, através da 4ª edição do Café com Emprego, que será realizado no dia 30 de junho

Entre a segunda-feira (27) e a sexta-feira (01), a Prefeitura de Passo Fundo promove uma série de ações focadas no incentivo ao empreendedorismo, à inovação e ao fomento econômico. As iniciativas integram a Semana de Desenvolvimento Econômico, construída pela Administração Municipal como uma ferramenta para discutir o crescimento da cidade e prospectar novos negócios. Além de reuniões com o setor produtivo e a visita a diferentes empresas, a Semana vai contar ainda com a 4ª edição do Café com Emprego, que ocorre na quinta-feira, dia 30.

Para o prefeito, Pedro Almeida, a exemplo de programações no mesmo formato ocorridas na Educação e na Saúde, a promoção de uma semana dedicada ao Desenvolvimento Econômico reforça o compromisso do governo com a construção de alternativas que projetem o avanço do Município. “Vamos ter uma série de eventos para mostrar a pujança dos setores produtivos em Passo Fundo, incluindo também a participação social e o acesso às oportunidades de inclusão no mercado formal de trabalho, por meio do Café com Emprego. Nesta edição, serão mais de 850 vagas disponíveis”, revela Pedro.

Com três edições realizadas, o Café com Empregou tornou-se um dos principais vetores para alavancar o preenchimento de postos de trabalho no município, colaborando para que Passo Fundo ocupasse, em 2021, a quarta posição no ranking estadual de geração de emprego. “Queremos repetir estes bons indicadores, porque o aumento de pessoas empregadas representa um incremento na renda das famílias, o que reflete em toda a economia”, avalia Pedro, reforçando o convite para que toda a comunidade participe do evento, que inicia às 8h, no Clube Juvenil. “Os recrutadores das empresas parceiras estarão até às 14h recebendo os currículos e conversando com quem está procurando emprego. Para participar basta apresentar os documentos de identificação”.

Foco na inovação
Uma das atividades programadas para ocorrer durante a Semana de Desenvolvimento Econômico é o encontro que vai tratar da formatação do ecossistema de inovação de Passo Fundo. O assunto já vem sendo discutido pelo prefeito com universidades, órgãos de governo e empresas para alavancar o setor no município. “Esta é uma oportunidade de mobilizarmos nossos parceiros e conhecer um pouco mais das iniciativas que estão sendo realizadas e que podem ser apoiadas pela Prefeitura”, comenta Pedro, afirmando que a expectativa em torno desta atividade é bastante positiva. “Isso vai nos ajudar a prospectar novos cenários e inserir a inovação nos processos administrativos”.

Abrindo as ações da Semana, a Prefeitura vai apresentar na manhã da segunda-feira (27), no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), um projeto para o apoio às feiras empresariais e de negócios locais, ampliando e fortalecendo o segmento. “Queremos construir espaços de promoção e divulgação de feiras e eventos, potencializando o setor. Acreditamos muito nesta Semana de Desenvolvimento Econômico como um ponto de partida para diversas iniciativas que vão trazer inúmeros resultados positivos para a cidade”, diz o secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira.