Prefeitura já emitiu 6,3 mil alvarás on-line

Ao todo, foram abertos 7,7 mil protocolos pelo site da Prefeitura em apenas um ano de funcionamento do sistema

O serviço de emissão de alvarás pela internet trouxe mais agilidade e praticidade aos processos. Em pouco mais de um ano de funcionamento, mais de 7,7 mil protocolos foram feitos e 6,3 mil alvarás emitidos.

Conforme o prefeito Pedro Almeida, o Alvará On-line é um dos sistemas digitais implementados pelo Município que facilitaram o dia a dia dos cidadãos. “Esse serviço facilitou a vida do empreendedor na busca pelo alvará de funcionamento do seu estabelecimento. Além desse, mais de 100 outros serviços podem ser acessados pela população de forma on-line, com menos burocracias”, enfatiza.

O serviço está disponível no site da Prefeitura (www.passofundo.rs.gov.br), na guia “Serviços”. O processo elimina a necessidade de o contribuinte ter de entregar as documentações e retirar as guias de pagamento de forma presencial. Todas as tramitações serão feitas de forma on-line. Entre as funcionalidades, estão as solicitações para a abertura de novas empresas ou alterações cadastrais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, destaca que, ao acessar a plataforma, o usuário vai anexar as documentações requeridas. “Os técnicos da Prefeitura farão as análises e também a emissão das notificações, deferimentos ou indeferimentos. Deferida a solicitação, o contribuinte já recebe as guias para o pagamento das taxas e recolhimento dos tributos. Na sequência, a Secretaria faz a liberação do alvará”, destacou Oliveira.

O prazo para a liberação é de 15 dias. Na plataforma, o contribuinte pode acompanhar, via número de protocolo gerado automaticamente, o andamento da solicitação e possíveis inconsistências apontadas pelos técnicos. Dessa forma, pode ir fazendo os ajustes ao receber as notificações. “Com o alvará on-line, reduzimos o tempo de espera pela emissão do documento e também conseguimos oferecer uma resposta mais rápida ao cidadão”, pontua Diorges.

Foto: Michel Sanderi